Movimento Harmonico Simples
Dissertações: Movimento Harmonico Simples. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipericard • 28/4/2014 • 692 Palavras (3 Páginas) • 517 Visualizações
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
DEFINIÇÃO – É um movimento retilíneo em que o sentido se inverte periodicamente.
EXEMPLO - O tipo mais simples de oscilação ocorre quando a força restauradora diretamente proporcional ao deslocamento (x) da posição de equilíbrio. Na verdade o movimento se dá pela força de reação (-F) EXERCIDA PELA MOLA SOBRE O BLOCO.
Ex – Sistema massa – mola
F = - k x (1)
Esta forma para a força ''e chamada Lei de Hooke. As molas reais obedecem esta lei para pequenos deslocamentos.
APLICANDO A SEGUNDA LEI DE NEWTON AO MOVIMENTO - Suponha que a mola seja estendida por uma distância X, e seja liberada. O objeto preso à mola acelera com
a = - (k/m) x (2)
ANÁLISE DO MOVIMENTO
Ele ganha velocidade à medida que se move para a posição de equilíbrio, já que a aceleração é na direção de sua velocidade. Quando a mola está na posição de equilíbrio a aceleração é zero, mas o objeto possui energia cinética. Ele passa da posição de equilíbrio e começa a desacelerar, já que a aceleração é no sentido oposto ao sentido da velocidade. Desprezando o atrito, ele parará quando a mola estiver comprimida por uma distância d e então se acelerará de volta para a posição de equilíbrio. Ela novamente passa pela posição de equilíbrio e pára na posição inicial quando a mola está esticada de uma distância d. O movimento se repete. O objeto oscila de um lado para outro. Ele executa um movimento harmônico simples.
GRANDEZAS CARCTERÍSTICAS DO MHS
FREQUÊNCIA (f) – É o número de oscilações completas efetuadas em um intervalo de tempo.
PERÍODO (T) - É o intervalo de tempo decorrente de uma oscilação completa.
AMPLITUDE (A) – De acordo com o referencial adotado, amplitude do ponto material no MHS é o módulo da abscissa de valor máximo.
MHS E O MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
FUNÇÕES NO MHS.
DEDUÇÃO MATEMÁTICA
FREQUÊNCIA E PERÍODO EM SISTEMAS OSCILANTES
SISTEMA MASSA – MOLA - Vamos considerar apenas movimentos em uma dimensão.
Como a aceleração é a derivada temporal da velocidade, de modo que podemos escrever:
a = dv/dt
v = dx/dt
a
...