Movimentos Sociais
Por: Vanessa Passos • 28/4/2019 • Relatório de pesquisa • 1.034 Palavras (5 Páginas) • 208 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA
ONG Socializar
Santa Luzia
2018
[pic 1]
Modelo Folha de Rosto
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa teórica realizada sobre as organizações da sociedade civil e também em relação à pesquisa de campo a fim de conhecer a Organização não governamental - ONG Socializar localizada à Avenida Etelvino de Souza Lima, 2466 no Bairro: Palmital na Cidade de Santa Luzia / MG foi fundado em 1998 com o objetivo de atender a pessoas carentes, metodologia utilizada para a construção do trabalho foi à pesquisa bibliográfica em sites oficiais, artigos científicos e a pesquisa de campo a ONG Socializar.
2 SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA
As associações da sociedade civil organizada, com diferentes objetivos e graus de formalização, representam um contraponto à atomização (individualização crescente e sócio-patológica) dos indivíduos e à desintegração social nas sociedades modernas, mas também alcançam imprimir maior eficiência à ação governamental, seja buscando eleger candidatos com maior afinidade às suas propostas, seja através da pressão nas bases políticas ou diretamente no campo Legislativo.
Para GRAMSCI (1999), a sociedade civil é a esfera social composta por organizações privadas, associações e instituições de natureza econômica e política (empresas, escolas, igrejas, sindicatos etc.), caracterizada ainda pela produção espontânea de ideias, pactos e acordos capazes de consolidar ou contestar o poder exercido pelos grupos que dominam o Estado.
Sancionada em julho de 2014, a Lei Federal 13.019 entrou em vigor em 23 de janeiro de 2016, estabelecendo o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). Ela regula o regime jurídico do terceiro setor, promovendo mudanças significativas em todo o sistema de transferências voluntárias de recursos da Administração Pública para tais organizações. Nessa linha, propõe um regime de mútua cooperação para o desenvolvimento de projetos de interesse público e recíproco, a partir de atividades e planos de trabalho previamente determinados.
2.1 OS Movimentos Sociais como uma das expressões da sociedade civil
Segundo Ricardo Fabrino Mendonça (2006), os movimentos sociais, é formado por atores coletivos diversos, compreendendo “a apresentação pública de interações processadas em múltiplos contextos” (MENDONÇA, 2006, p. 76). O autor salienta que o âmbito no qual os movimentos sociais estão inseridos, isto é, o interior de campos multiorganizacionais, é caracterizado por alianças e conflitos entre os atores, o que é inerente à prática da interação.
Já no Brasil, como salienta Gohn (2014), o estudo dos movimentos sociais ocorre mais tardiamente, no início dos anos 1970, com a era marxista e que nos anos 1980 a abordagem predominante era a dos novos movimentos sociais, como “as categorias autonomia e identidade [...] seguidas de outras, como sociedade civil e cidadania, participação social, justiça social” (GOHN, 2014, p. 21).
2.1 Organizações Não Governamentais – ONG Socializar[a]
Foi realizada visita à ONG Socializar, fundada em 1998, localizada à Rua Etelvina de Souza Lima, 2466 no Bairro Conjunto Maria Antonieta na Cidade de Santa Luzia/MG, tendo como missão a prestação de serviços sociais voltados à comunidade, acolhimento às pessoas carentes para resolução de suas demandas e oficinas profissionais.
...