O Abuso de Vulneráveis
Por: 62309315320 • 22/7/2019 • Monografia • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 155 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
KATIA SAMARA FREITAS
CRIANÇA E ADOLENCENTE
(ESTUPRO DE VULNERÁVEL)
MONTE DOURADO - PA
2019
APRESENTAÇÃO
A construção do projeto de TCC é o momento que o aluno estrutura a redação dos elementos que darão sequência na finalidade de demonstrar o que quer descrever, pesquisar, analisar, para que, porquê, como e quando fazer. Deve demonstrar domínio sobre o que existe na literatura atual sobre o tema, ao escrever a introdução e o referencial teórico.
Os elementos constantes do projeto de TCC não diferem de um projeto de pesquisa. Ou seja, o aluno deverá organizar a sua monografia definindo Tema,Justificativa, Problematização, Questões norteadoras, Objetivos, Metodologia, Revisão Bibliográfica, Cronograma. O que o diferencia é o conteúdo sobre o qual o aluno desenvolverá seu texto. Por exemplo: na monografia (TCC), o aluno poderá analisar, discutir teoricamente temas pesquisados, observados, relatados, evidenciados durante o Estágio Supervisionado ou na construção de outros trabalhos acadêmicos apresentados durante todo o processo de formação profissional. O projeto de TCC deverá apresentar também, um esboço de Sumário, uma organização, um ordenamento provisório dos assuntos a serem abordados no conjunto da Monografia.
Vamos relembrar esses elementos tendo em vista a construção do Projeto do trabalho de conclusão de curso (TCC): a Monografia.
1 TEMA
É o assunto que se deseja estudar e pesquisar (MARCONI e LAKATOS, 2010). O tema de pesquisa é necessariamente amplo, define bem o assunto sobre o qual se deseja realizar a pesquisa. Na redação do tema responder às perguntas: o quê (?) com quem (?) onde (?), sem necessariamente definir o local.
Exemplo de Tema: Analisar o impacto da Regularização Fundiária junto as famílias do Município de Saudade.
2 TÍTULO
O título pode ser acompanhado ou não por subtítulo. Difere do tema, pois enquanto o tema sofre um processo de delimitação e especificação, para torná-lo viável à realização da pesquisa, o título sintetiza o conteúdo do mesmo (SILVA, 2004).
Exemplo de Título: FUNÇÃO SOCIAL DA CIDADE: IMPACTO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NA RELAÇÃO DIREITO E CIDADANIA NO MUNICIPIO DE SAUDADE.
3 PROBLEMATIZAÇÃO E PROBLEMA
Contextualizar a delimitação do problema de forma teórico conceitual, realizando as aproximações com a questão social, com o objeto escolhido e definindo em forma de pergunta o problema que será investigado. Deve ser elaborado considerando as fontes pesquisadas partindo de conceitos macro até aproximar-se do objeto de pesquisa.
A formulação do problema é a pergunta que a pesquisa pretende responder. Apresentar o problema a que você pretende responder, ou apontar soluções, com a pesquisa. É o resultado de um amadurecimento sobre o tema, gerado pela revisão de literatura, bem como de uma reflexão pessoal. Deverá ser escrita na forma de pergunta interrogativa; deve se tratar de uma situação de interesse pessoal, social e científico, deve gerar questionamentos
Exemplo: De que forma o processo de Regularização Fundiária no Município de Saudade promove a função social da cidade junto aos moradores?
Quais os impactos da Regularização Fundiária podem ser identificados junto aos moradores do Município de Saudade?
4 QUESTÕES NORTEADORAS
As questões norteadoras são elaboradas em torno da questão social que se pretende investigar, são uma derivação do problema. São elaboradas com o intuito de guiar o pesquisador com foco no objeto a ser estudado.
Exemplos:
De que forma a regularização fundiária no município de Saudade promoveu o direito a cidade?
Como os moradores compreendem o processo de Regularização Fundiária?
Quais os impactos sociais, econômicos, políticos da Regularização Fundiária junto a comunidade do Município de Saudade?
5 JUSTIFICATIVA
A justificativa da escolha do tema é a delimitação do problema. Nesse item o pesquisador apresenta os argumentos que comprovam a relevância da pesquisa e a importância da informação esperada.
É o discurso daquele que sabe argumentar e discutir os contra-argumentos colocados em relação à proposta. De outro ângulo tem a necessidade de justificar socialmente as ações a serem desenvolvidas na perspectiva de defesa dos direitos de cidadania e dos valores democráticos.
...