O CONCEITO DE CONTROLE INTERNO
Relatório de pesquisa: O CONCEITO DE CONTROLE INTERNO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: buanachande • 15/1/2015 • Relatório de pesquisa • 326 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
CONCEITO DE CONTROLE INTERNO
“O AICPA, American Institute of Certified Public Accountants (Comitê de Procedimentos de Auditoria do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados), por meio de Relatório Especial da Comissão de Procedimentos de Auditoria, definiu o controle interno como sendo “o plano da organização e todos os métodos e medidas coordenados, aplicados a uma empresa, a fim de proteger seus bens, conferir a exactidão e a fidelidade de seus dados contábeis, promover a eficiência e estimular a obediência às directrizes administrativas estabelecidas”.
“A COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), definiu controle interno como “um processo levado a cabo pelo Conselho de Administração, Direcção e outros membros da organização com o objectivo de proporcionar um grau de confiança razoável na concretização dos seguintes objectivos”:
- Eficácia e eficiência dos recursos;
- Fiabilidade da informação financeira;
Cumprimento das leis e normas estabelecidas.”
Para entendermos esta definição acima teremos que verificar o significado de algumas palavras citadas a seguir:
Políticas: Maneira de conduzir a empresa através de regras, normas e procedimentos estabelecidos pela Administração, para chegar a um determinado objectivo. Podemos dividir em políticas Estratégicas, que está relacionado ao comportamento da organização e Políticas Operacionais, que trata das regras de trabalho.
Plano de Organização: é a maneira de organizar o sistema da entidade, onde se faz necessário à atribuição de funções de autoridades e responsabilidades e verificar quem faz o que e quem tem autoridade sobre quem.
Métodos e Medidas: são estabelecidos caminhos a serem percorridos que conduz a um certo resultado, onde serão comparados esses resultados e verificar qual o melhor método a ser seguido.
Proteção do Patrimônio: é a forma de salvaguardar os bens e direitos da organização.
Exactidão e Fidedignidade dos dados contábeis: É a averiguação da veracidade das informações contábeis, através de planos de contas e conciliação contábil dos sistemas e documentos, entre outras formas.
Eficiência Operacional: É a aplicação de métodos e procedimentos para atingir o resultado que atingirá a eficiência das operações desejada pelos administradores da empresa.
...