TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA ENTRE ADOLESCENTES: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Por:   •  5/5/2017  •  Monografia  •  10.684 Palavras (43 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 43

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

JOSSE BERNARDO DA SILVA

O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA ENTRE ADOLESCENTES: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

[pic 3]

Garanhuns - PE

2016

JOSSE BERNARDO DA SILVA

        

O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA ENTRE ADOLESCENTES: CAUSAS E CONSEQUÊNCIA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Orientador: Profª.

Garanhuns-PE[pic 4]

2016[pic 5]

DEDICATÓRIA[pic 6]

[pic 7]

AGRADECIMENTOS

[pic 8]

 

[pic 9]

[pic 10]

RESUMO[pic 11]

A adolescência é caracterizada por série de mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais, constituindo-se em importante momento para a adoção de novas práticas, comportamentos e ganho de autonomia. Nesta fase o jovem torna-se mais vulnerável a comportamentos que podem influenciá-lo de forma a negativa no que diz respeito a fatores como alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e de outras drogas uma vez que o uso de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas constituem um problema relevante nas sociedades contemporâneas, sendo que isso ocorre em todos os segmentos da sociedade, não importando a idade e o nível socioeconômico para sua existência entre os indivíduos. Portanto, o presente estudo tem como objetivos identificar os fatores que induzem os adolescentes a iniciar o consumo de bebidas alcoólicas, investigar as consequências do uso abusivo de bebidas alcoólicas no individuo como ser social e o papel do assistente social diante de tal problema. Dessa forma, o estudo tem como característica a pesquisa exclusivamente bibliográfica. Na elaboração do presente trabalho e dada à relevância dessa problemática de saúde pública, acredita-se que o consumo de álcool entre os jovens seja uma questão de saúde pública e, por ser isso, compete a toda sociedade uma busca para a solução deste problema, cabendo ao profissional de Serviço Social promover estratégias de ação em escolas, igrejas, grupos de jovens e famílias, na atenção primária de saúde com a finalidade de promoção do despertar sobre o risco do uso abusivo de bebidas alcoólicas.

Palavras-chave: Adolescentes; Bebida alcoólica; Serviço Social; Saúde pública.

 [pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1 O ALCOOLISMO E SEUS IMPACTOS SOCIAIS  NA JUVENTUDE        9

1.1 ALCOOLISMO: CONCEITO        10

1.2 O ALCOOLISMO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS        12

2 O ALCOOLISMO NA JUVENTUDE: UMA QUESTÃO A SER COMBATIDA        19

2.1 ADOLESCÊNCIA: BREVE CONCEITUAÇÃO        19

2.2 O ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA E SUA PREVENÇÃO        20

3 A INTERVENÇÃO SOCIAL NO ENFRENTAMENTO AO ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA JUNTO A FAMÍLIA        30

3.1 INTERVENÇÃO: PREPARAÇÃO PARA AÇÃO        30

   3.2 O PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL E SEU PAPEL DIANTE A INTERVENÇÃO JUNTO A FAMÍLIA        33

CONSIDERAÇÕES FINAIS        36

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        37

        

[pic 14][pic 15]

                                       

[pic 16]

INTRODUÇÃO

O uso de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas constituem um problema relevante nas sociedades contemporâneas isso ocorre em todos os segmentos da sociedade, não importando a idade e o nível socioeconômico para sua existência entre os indivíduos. (BASTOS et al., 2008).

Apesar das diferenças socioeconômicas e culturais entre os países, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o álcool como substância psicoativa  mais consumida no mundo e também como a droga de escolha entre crianças e adolescentes (VIEIRA et al., 2008).

Sabe-se que o alcoolismo é um problema social expressivo e que traz consigo consequências desastrosas para o usuário e que o alcoolismo apesar de ser uma doença crônica é tratável e se caracteriza pelo uso contínuo interferindo em diversas áreas sociais.

A envolvente publicidade de bebida visa, cada vez mais, conquistar jovens consumidores, despreocupados com um futuro que lhes parece distante. Nas propagandas, beber é divertido, engraçado, porém, quando um jovem, ou mesmo um adulto está embriagado, pode provocar riscos à sua saúde ou à saúde de outras pessoas, tais como: acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, homicídios, suicídios, abandono do lar, fatores que nada tem de positivo.

O consumo de drogas lícitas no cotidiano cultural das pessoas tem permeado o cenário de nosso convívio e, com isso, o atual cenário encontram-se os adolescentes participando deste consumo sem dar-se conta que o álcool é uma das drogas lícitas mais potentes e danosas consumida entre os jovens.

Como qualquer outra droga, o álcool provoca alterações no sistema nervoso, modificando o comportamento da pessoa, produzindo prazer momentâneo e tornando o usuário dependente, fato que geralmente se inicia na infância ou adolescência. A sociedade, infelizmente, tem um conceito muito positivo sobre a bebida e a publicidade explora a propaganda, associando-a a alegria, à sensualidade. Geralmente, as propagandas de bebida apresentam mulheres bonitas, saudáveis, bem sucedidas, sugerindo poder e sucesso. É de extrema importância ressaltar que a juventude do nosso país deve estar em constante alerta sobre os problemas decorrentes do abuso do álcool uma vez que essa droga provoca sérios problemas de saúde em seu organismo, como também em seu relacionamento familiar e social. A falta de esclarecimento e de controle faz com que os adolescentes sejam protagonistas, cada vez com mais frequência, de acidentes, brigas, furtos, e outros problemas relacionados ao uso nocivo do álcool.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70 Kb)   pdf (313.2 Kb)   docx (66.2 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com