O Estudo Dirigido
Por: VIVIANE CARVALHO GONCALVES DOS SANTOS • 25/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.291 Palavras (6 Páginas) • 94 Visualizações
DISCENTE: Viviane Gonçalves
ESTUDO DIRIGIDO
1-O período de renovação no Serviço Social possibilitou a vinculação clara e o compromisso com a classe trabalhadora, a partir do desenvolvimento de um vínculo orgânico com a população na prática profissional. Como se deu esse processo?
R= Esse momento foi marcado pelo movimento de ruptura com a tecnificação no trabalho do assistente social. Os assistentes sociais eram comprometidos com uma prática profissional mais crítica, voltada ao trabalho de educação popular e mobilização social junto à classe trabalhadora, principalmente nas ações na luta pelo direito à cidade.
2- Como acontece a atuação do AS no método de desenvolvimento de comunidade no Brasil?
R= A atuação do Assistente Social se adequou às necessidades e às características de uma sociedade, visando entender a realidade brasileira e atender as novas demandas da sociedade no período desenvolvimentista.
3- O período de 60 a 64 foi de aprofundamento e problematização do processo democrático na sociedade e no Estado Brasileiro, como se deu a repercussão para a o serviço social? elenque os elementos constituintes desse processo.
R= a) o amadurecimento de setores da categoria profissional, na relação com equipes multiprofissionais; movimentos sociais, grupos politicamente organizados e outras instâncias do Estado;
b) desvinculação de segmentos da Igreja Católica e seu conservadorismo tradicional com a aderência de católicos progressistas de esquerda, muitos deles com vinculação ao movimento da Teologia da Libertação, com ativa militância cívica e política. Esse setor da Igreja influenciou fortemente o movimento de renovação do Serviço Social;
c) a expansão do movimento estudantil, particularmente nas escolas de Serviço Social;
d) a adoção de um referencial próprio de parte significativa das ciências sociais, principalmente por dimensões críticas e nacional-populares.
4- Embora a erosão do Serviço Social “tradicional” na América Latina se apresenta pela funcionalidade profissional na superação do subdesenvolvimento (NETTO, 1996). Ele apresenta elementos característicos de países dominadas, que características são essas?
R= A ruptura com o Serviço Social tradicional se inscreve na dinâmica do rompimento das amarras imperialistas, de luta pela libertação nacional, transformações da estrutura capitalista excludente, concentradora e exploradora.
5- No processo de renovação do serviço social, a primeira perspectiva foi a modernizadora, discorra sobre esta perspectiva, o que significou, seu precursor, enfim o que a caracterizou.
R= Promovia um esforço para adequar o Serviço Social enquanto instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais a serem operacionalizados no marco das estratégias de desenvolvimento capitalista, às exigências postas pelos processos sócio-políticos emergentes após 1964. Se adequou ao regime militar, pois não questionava a ordem sociopolítica instaurada pela ditadura, resistindo ao movimento de laicização, na recusa ao rompimento com o estatuto e a funcionalidade subalterna assumidos historicamente pela profissão. Tem suas bases importadas do estrutural-funcionalismo norte-americano que defende que deve corrigir as “disfunções” do indivíduo para promover o equilíbrio do sistema e manter a coesão social.
6- O que significou a segunda perspectiva reatualização do conservadorismo?
R= A recuperação de elementos mais tradicionais da profissão e a substituição da explicação própria do positivismo pela compreensão na utilização da fenomenologia.
7- Que características apresentou a terceira perspectiva, a intenção de ruptura.
R= Dependeu mais que outras tendências de um clima de liberdade democrática para avançar no seu processamento, a vinculação com a universidade, a compreensão do significado social do exercício profissional nas relações da produção material e reprodução social; inspiração teórico-metodológica marxista; sistematização das questões da teoria, método, objeto e objetivos profissionais considerando que o Serviço Social se inscreve na divisão sócio técnica do trabalho, na tensão mediada pelo rebatimento da luta de classes.
8- Na intenção de ruptura, que autores se destacaram, e o que ocorreu no período?
R= Marilda Villela Iamamoto, ocorreu a compreensão da função social e política da profissão
9-- Quais as quatro principais conquistas no movimento de reconceituação? e quais foram?
R= A articulação de uma nova concepção da unidade latino-americana; a explicitação da dimensão política da ação profissional, tendo em vista de que o tradicionalismo ocultava a dimensão política da profissão e a interlocução crítica com as Ciências Sociais, rompendo com um vazadouro acrítico dos produtos das Ciências Sociais acadêmicas norte-americanas.
10-. Cite Experiências de renovação do Serviço Social crítico com os movimentos sociais urbanos de moradias.
R= 1) as Companhias Habitacionais (COHABs), que atendem as famílias com renda mensal até cinco salários mínimos (mercado popular);
2) Cooperativas Habitacionais (INOCOOPS), que prestavam atendimento às famílias que possuíam renda mensal de 3 a 6 salários mínimos (renda ampliada posteriormente);
3) as caixas econômicas, associações de poupança e empréstimos e sociedade de crédito imobiliário que faziam o atendimento às famílias com renda mínima de seis salários.
11- Caracterize as políticas de Desenvolvimento Social a época.
R= Leila Santos apud Lehfeld (1983) caracteriza que as políticas de Desenvolvimento Social eram classificadas nesses dois tipos, uma assistencial, mais dirigida às ações de problemas urbanos como mendicância, alcoolismo, saúde, habitação, emprego, bem-estar da família e entre outros. E as políticas promocionais, de prestação de serviços diretos, tinham o objetivo de educar, capacitar e organizar, com programas de desenvolvimento, grupos de pressão da população com o interesse na conscientização.
...