O MODELO DE RELATÓRIO DE ABORDAGEM SOCIAL
Por: Eliaquim Nascimento • 26/8/2020 • Trabalho acadêmico • 362 Palavras (2 Páginas) • 9.681 Visualizações
RELATÓRIO TÉCNICO DE ABORDAGEM SOCIAL
IDENTIFICAÇÃO:
Equipe técnica de Abordagem:
Fulano de tal - Psicólogo
Fulano de tal - Assistente Social
Fulano de tal - Motorista
Fulando de tal - Orientador Social
APRESENTAÇÃO:
No dia 08 de novembro de 2018, no horário das 09h30min às 12h30min, foi realizada Abordagem Social com o público alvo, objetivando identificar crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência com direitos violados e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais.
As visitas ocorrem nos locais previamente identificados e mapeados pela equipe de abordagens de acordo com a descrição do Projeto.
DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ENCONTRADA:
A metodologia adotada nas abordagens é de contato visual e aproximação das pessoas que se encontram nos locais identificados. Na ocasião é realizada a entrevista/ escuta qualificada onde ocorre o preenchimento do diágnostico social e de acordo com a necessidade de cada usuário são realizadas orientações e encaminhamentos. A ação ocorre conforme previsto no Plano de Trabalho.
O registro fotográfico é realizado somente com a permissão dos usuários. Então em alguns casos pode ocorrer de não termos registros, relacionamos isso ao desejo do usuário ou possiveis casos com justiça.
Ocorreram 3 abordagens, sendo duas no Prosamim do Alvorada localizado na Rua Independência e uma na Praça do Campos Elíseos, situada na Travessa Comocim.
No Prosamim do Alvorada, foram identificadas 5 pessoas em situação de rua, contudo apenas 2 desejaram participar da entrevista. Uma apresentava transtorno mental. As vulnerabilidades identificadas foram: abandono; negligência; pedinte; situação de rua com deficiência mental; exploração sexual; perambulando; risco pessoal/social; usuário de crack e outras drogas; conforme diagnóstico social anexo.
Na Praça do Campos Elíseos identificou-se 2 jovens, apenas um participou da entrevista. O usuário está a um ano morando na praça com um amigo, tem pouco contato com o pai, não demonstrou interesse em falar respeito da família. As vulnerabilidades identificadas foram: fazendo moradia em espaço público; risco pessoal/social, conforme diagnóstico social anexo.
CONSIDERAÇÕES:
Todas as pessoas identificadas nas abordagens eram jovens, adultas e idosas, não foi identificada nesse momento crianças e adolescentes. A equipe está sempre caracterizada com blusa e crachá institucional.
Manaus, 08 novembro de 2018.
REGISTRO FOTOGRÁFICO:
...