A Abordagem social com homens
Por: Cesar DA SILVA • 20/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.352 Palavras (10 Páginas) • 456 Visualizações
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO 3,4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 5,6
4 PÚBLICO ALVO 6
5 METAS 6
6 METODOLOGIA 6,7
7 RECURSOS HUMANOS 7
8 PARCERIA 7
9 AVALIAÇÃO 7
10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 8
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 9
ANEXOS 10
1 APRESENTAÇÃO
Este projeto de intervenção visa à abordagem social com homens: câncer de próstata- da disciplina de estagio II em serviço social. O local de onde partirá a proposta de intervenção é o Centro de Saúde Cristino José da Silva onde o Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF) está vinculado no município de Bonfim, que terá o público alvo homens entre a idade de 40 anos a 60 anos para falar da prevenção da saúde do homem com tema principal câncer de próstata e entre outras prevenções a saúde do homem.
O presente trabalho nasce de reflexões do número crescente do câncer de próstata no homem no Brasil na qual ganha relevância pelo perfil epidemiológico e, que essa doença vem apresentando situações delicadas e criticas aos pacientes oncológicos. O conhecimento sobre situação dessa doença permite estabelecer prioridades de forma direcionada para a modificação positiva desse cenário na população brasileira.
O câncer de próstata é uma doença que pode surgir com o envelhecimento do homem, a partir dos 40 anos. À medida que o homem vai envelhecendo, a incidência dessa doença vai aumentando. Quanto mais cedo essa doença atingir o indivíduo, mais grave ela será. Quanto mais tarde se fizer o diagnóstico, mais difícil será a cura.
A próstata é uma glândula localizada próximo à bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. As secreções são o maior componente do líquido (ou esperma). Só os homens possuem próstata e o seu desenvolvimento é estimulado pela testosterona, o hormônio sexual masculino produzido pelos testículos. É um órgão glandular que produz uma substância que, juntamente com a secreção da vesícula seminal e os espermatozoides produzidos nos testículos, vai formar sêmen ou esperma. Sem o liquido produzido pela próstata, os espermatozoides não viveriam até atingir o ovulo no momento da fecundação.
Todo homem nasce programado para ter câncer de próstata, pois todos carregam em seu código genético os chamados “proto-oncogens”, que dão a ordem para uma cédula normal se transformar em outra maligna.
Os fatores de risco de homens com antecedentes familiares de câncer da próstata tem maior chance de desenvolver a doença. Os riscos aumentam de 2,2 vezes quando um parente de 1º grau (pai ou irmão) é acometido pelo problema, nos casos hereditários, o câncer se manifesta mais precocemente, muitas antes dos 50 anos. Por isto, os homens com historia familiar devem realizar exames preventivos a partir dos 40 anos e não dos 50 anos, como se recomenda habitualmente.
2-JUSTIFICATIVA
O presente projeto versa uma intervenção voltada para importância na medida em que identificamos na prevenção no combate ao câncer de próstata, a necessidade de fazer ações educativas com homens a partir dos 40 anos para cima realizem o exame de toque retal e dosagem do PSA, principalmente aqueles que apresentam fatores de riscos, tendo em vista ser um serio problema de saúde publica no brasil e ainda tem homens com preconceitos em fazer o toque retal, são muito pouco as pesquisas publicadas no brasil sobre o caso, em função de suas altas taxas de incidências e de mortalidade.
Mobilizar os homens sobre os riscos se não fizer o toque retal e nas ações demonstrar a importância e como vai salvar a vida deles se fizerem o exame de prevenção, que ele pode ser tratado do câncer e que a chance de cura 90% se descobrir logo no inicio fazendo o tratamento. O tratamento de câncer de próstata é muito controverso, pois são muitas as variáveis; idade do paciente, níveis do PSA, estágio do tumor e explicar para os homens as complicações do tratamento se eles não seguirem o tratamento devidamente correta. Fazendo o exame preventivo contribuirá para diminuir os índices da mortalidade em razão dessa doença.
3- OBJETIVOS
3.1 GERAL
Sensibilizar os homens residentes no município de Bonfim sobre os problemas que essa doença chamado câncer de próstata pode fazer se não fizer os exames para prevenção.
3.2 ESPECÍFICOS
Realizar pesquisas sobre o tema câncer de próstata no município de Bonfim, com as idades de 40 anos pra cima, com a finalidade para levantar os índices.
Entrevistar os homens do município, que fez os exames de prevenção para levantar dados descrevendo o perfil desta.
Promover em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) e a equipe Programa Saúde da Família (PSF) as atividades sócias educativas.
Realizar em parceria com os participantes do grupo de convivência do NASF atividades sócias educativas e campanha de encerramento do projeto sobre a temática abordado, envolvendo os participantes.
4- PÚBLICO ALVO
Constituir público-alvo direto, os homens entre a idade de 40 anos e/ou mais, os homens do grupo de convivência dos idosos do NASF, familiares deles. Também consideramos o público-alvo os membros do PSF, os membros do NASF, que irão nos ajudar nas atividades que serão desenvolvidas. O público-alvo indireto são os cidadãos interessados na questão abordada.
5-
...