O NOVO MODELO DE GESTÃO NAS GERAÇÕES BABY BOOMER, X, Y E Z.
Por: Nayara Ferreira • 4/4/2021 • Projeto de pesquisa • 1.370 Palavras (6 Páginas) • 244 Visualizações
NAYARA FERREIRA LIMA
O NOVO MODELO DE GESTÃO NAS GERAÇÕES BABY BOOMER, X, Y E Z.
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso MBA Gestão de Pessoas da Faculdade Cearense como requisito parcial à aprovação na Disciplina Pesquisa Científica.
Orientadora Professora Ms Maria Alice Duarte Gurgel Soares.
Fortaleza
2017
- TÍTULO: O Novo modelo de gestão nas gerações baby boomer, x, y e z.
2) TEMA: Gestão nas gerações baby boomer, x, y e z.
- DELIMITAÇÃO DO TEMA: A pesquisa tem como alvo entender as gerações e o modo de gestão de cada uma e como elas podem interagir para melhoria no meio organizacional.
- PROBLEMA
Diante do exposto temos o seguinte questionamento: Como fazer com que essas gerações trabalhem de forma harmônica?
- HIPOTESES
Acredita-se que as referências dessas gerações são diferentes umas das outras, fazendo com que haja divergências entre os pensamentos e o modo de agir.
- OBJETIVOS
6.1) GERAL
Compreender como é o modelo de gestão de pessoas nas gerações Baby Boomer, X, Y e Z.
6.2) ESPECÍFICOS
- Identificar as gerações baby boomer, x, y e z.
- Verificar a importância de gestão de pessoas nessas gerações.
- Analisar os aspectos positivos e negativos dessas gerações no modelo de gestão.
- JUSTIFICATIVA
O intuito da pesquisa surgiu pelo interesse de se compreender melhor as gerações baby boomer, x, y e z. E o modo de gerir de cada uma com o foco na interação das gestões para uma eficiência e eficácia dentro da empresa.
- REVISÃO DA LITERATURA
8.1 Conceito das gerações
Cordeiro e Albuquerque (2013) defendem que a constituição de uma geração é direcionada de duas maneiras simples: um está relacionado ao acontecimento de eventos que de alguma maneira foram interrompidos durante o período histórico; já o segundo acontecimento, está ligado a vivência deste período por indivíduos de uma faixa etária, de acordo com seu processo de socialização. Pode – se dizer que essa ferramenta sociológica visa tentar compreender os indivíduos, segundo o contexto em que eles foram desenvolvidos.
8.2 Baby Boomers – Periodo de 1945 e 1964.
Com o fim da segunda guerra mundial houve um aumento no índice de natalidade em diversas partes do mundo, essa explosão de nascidos deu origem a geração Baby boomrs.
Robbins; Judge e Sobral, (2010), vivenciaram um mundo de prosperidade econômica e grandes avanços tecnológicos.
Brito (2013) corrobora que profissionalmente, os valores da Boomers estão fortemente embasados no tempo de serviço. Essa geração prefere ser reconhecida pela sua experiência à sua capacidade de inovação.
Geração X – Periodo de 1965 e 1980.
Essa geração vivenciaram acontecimentos marcantes para a economia e a sociedade, como a globalização, a jornada de trabalho excessiva de seus pais, o lançamento da TV a cabo, a utilização de computadores como ferramenta de trabalho e a socialização da internet (KLIE, 2012; ROBBINS; JUDGE ; SOBRAL, 2010).
Quanto ao meio de trabalho, valorizam a carreira, respeitam a hierarquia e tem receio de perder o emprego para pessoas mais novas.
Geração Y - Periodo de 1980 a 2000.
Oliveira (2009) destaca que: Essa geração presenciava nos movimentos estudantis e “Hippies” uma forma de manifestar suas insatisfações. Como profissionais essa geração valoriza o trabalho e busca ascensão profissional, sendo independente e autoconfiante.
Para Oliveira (2009) as pessoas dessa geração valorizam menos a permanência em uma única empresa e mantém mais lealdade a si mesmos, porém são mais fáceis de serem recrutadas, uma vez que buscam trabalhar com liberdade, flexibilidades e criatividade, sentindo, ainda, necessidades de avaliações contínuas. De acordo com Tulgan (2006 p.15): A Geração Y é a geração que fala mais abertamente entre todas as gerações, por estarem sempre procurando algum tipo de atividade empregatícia e constantemente trocando de emprego. Os jovens da Geração Y normalmente não possuem o conhecimento sobre os procedimentos e regras habituais de cada emprego, por possuírem essa percepção limitada geralmente creem que as outras gerações estão presas demais nos próprios hábitos e não querem mudanças.
Geração Z – Anos 2000
Segundo Shinyashiki (2009) a geração Z engloba todos que nasceram após 1990, esta é a geração do Orkut, Twiter, Facebook, entre outras redes sociais. Os Z estão totalmente integrados com as tecnologias, valorização a comunicação virtual, fazem várias coisas ao mesmo tempo.
8.3 O perfil do gestor de cada geração.
No que defende líder Romani (2008, p 76) esclarece que: Os lideres, por meio de seus estilos próprios de atuação, características de sua personalidade, seus valores e suas concepções, são os agentes de mudança, os condutores do processo e os motivadores do grupo.
Fiorelli (2003, p. 173) liderança é a capacidade que algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente.
Alguns trabalhos têm sido desenvolvidos com a intenção de identificar diferentes estilos de liderança ou modelos gerenciais que melhor se ajusta a diferentes perfis de culturas organizacionais (CAMERON; QUINN, 2006; HOUSE et al., 2004; MASOOD et al., 2006).
Para ROMANI (2008, p. 76), “os estilos de lideranças mais investigados pelos autores”
...