O PROJETO – ÉTICO POLÍTICO NAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇO SOCIAL
Por: Clara Andrade • 18/4/2018 • Trabalho acadêmico • 962 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
UNOPAR: Universidade Norte do Paraná
Sistema de Ensino Presencial conectado Bacharelado em Serviço Social
MARIA CLARA DE ANDRADE MACEDO
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Concepção Histórica das Políticas Sociais brasileira no Período de 1960 a 1980
E o Serviço Social
Piripiri-PI 2015
PRODUÇAO TEXTUAL INDIVIDUAL
Concepção histórica das políticas sociais brasileira no período de 1960 a 1980 e o serviço social
Trabalho de Serviço Social apresentando a Universidade Norte do Paraná- UNOPAR , como requisito parcial para as disciplinas :Estatística e indicadores sociais, Economia Política, Psicologia Social, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II .
Piripiri-PI 2015
SUMÁRIO
Introdução..................................................................................04
Desenvolvimento...........................................................................
Introdução
Este presente trabalho tem como objetivo uma discussão sobre alguns enforques que marcaram a construção histórica do processo de desenvolvimento e organização da política social no Brasil entre os anos de 1960 e 1980.Abordaremos as características das políticas sociais brasileiras, a importância do Serviço social no Brasil, resgatando características significativas de comportamento e da sua prática profissional frente às políticas sociais, durante este período.
No início da década de 1960 o contexto político brasileiro prenunciava uma era de grandes transformações sociais. O governo sendo questionado, derrubado, os militares tomando posse, pessoas morrendo, e guerras acontecendo. O governo utilizava a política social como meio de mediação, estratégia para acalma a população, para tentar amenizar os conflitos gerados. A política social era usada parara manter a ordem social assim o governo utilizava as políticas como uma medida governamental. Fazendo com quer a população acreditasse que o governo se preocupava com as camadas mais pobres da sociedade. Tais medidas como; a implantação de assistência social, direito a saúde consultas medicas atendimento psicossocial, reabilitação, trabalho, educação e lazer. Politicas as quais era como direito do cidadão. Mais eram tratadas como se fosse apenas mérito do governo em ajudar as classes social menos favorecidas. E nesse contexto capitalista a população de baixo padrão de vida ficavam felizes com medidas menos repressivas e mais humanas.
O presidente Juscelino Kubitschek acreditou que o país poderia crescer em seu lema “50 anos em 05”. Construiu a Capital da república, Brasília. Uma modernização do interior do país. Sua ascensão ao poder marcou a história do Brasil em um período onde buscou inverter a vocação econômica, alicerçada sob a égide agricultura. Com sua gestão o Brasil dentro da política desenvolvimentista modernizou o campo industrial alicerçado pelo capital estrangeiro, ampliou o terreno industrial, proporcionou negócios com diversas classes e ideologias no poder, ampliou também as relações comerciais externas, sem, contudo alterar as relações sociais desiguais que se submetia a grande parcela da população brasileira, relegando a resolução ou atenuação da dívida social a segundo plano.
...