O Papel do Serviço Social Com as Famílias Dependentes Químicos
Por: san47 • 5/10/2021 • Trabalho acadêmico • 12.507 Palavras (51 Páginas) • 227 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA[pic 1]
UNIDERP
__________________________________________________________________________________
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
WESLEY ALVES DA SILVA
ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS
E A FAMILIA COMO FATOR DE RISCO E PROTEÇÃO
___________________________________________________________________
Aparecida de Goiânia - Goiás
2021
WESLEY ALVES DA SILVA
ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS
E A FAMILIA COMO FATOR DE RISCO E PROTEÇÃO
Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado à UNIDERP - UNIVERSIDADE ANHANGUERA, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.
Tutor Orientador: Jôsi da Costa Greffe
Professor Supervisor: Jordanea
Aparecida de Goiânia - Goiás
2021
RESUMO
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema A família como fator de risco e proteção para o/a adolescente de 12 aos 18 anos, prevista na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe no art. 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O objetivo do estudo analisou o que leva à família a ser exposta como fatores de risco e proteção para o/a adolescente quanto ao uso de substâncias psicoativas e qual o papel do assistente social frente a essa demanda na redução de danos em relação aos usuários de álcool e outras drogas, buscando analisar como esta categoria profissional vem discutindo a questão do uso de drogas na sociedade e como se dá sua prática profissional na perspectiva da redução de danos, tendo como base as produções científicas da área. A pesquisa parte do pressuposto de que sempre haverá substancias psicoativas na sociedade e não é possível ignorá-la, as ações trabalhadas na redução de danos em seus diferentes níveis de atenção, busca minimizar seus efeitos prejudiciais, priorizando o bem estar dos indivíduos. Para isto, se percorreu sobre alguns aspectos históricos da política pública de assistência social no Brasil, abordando em seguida os riscos e os fatores de risco. Contextualizando os fatores de proteção e distinguindo o mecanismo dos fatores determinantes onde a família é um agente de risco e proteção para o/a adolescente. A pesquisa utilizou-se da metodologia descritiva e qualitativa da amostra bibliográfica e teve como procedimento a busca de artigos a partir dos descritores bibliográficos. Finalmente, realizou-se a análise, acompanhada de discussão crítica do material acerca do crescente e, cada vez mais precoce, o consumo de drogas pelos adolescentes e seus fatores/proteção que afetam várias dimensões na vida do indivíduo, e principalmente o convívio familiar, pesquisas apontam a família como um importante agente nessa transformação.
Palavras - chave: Adolescência. Família. Fatores de risco e proteção. Substâncias psicoativas. Redução de Danos.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO......................................................................................................04
2- O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA FAMÍLIA............................................06
3- A FAMÍLIA, ADOLESCENTE E A DEPENDÊNCIA QUÍMICA............................10
4- DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS ...........................................................................16
4.1 Drogas lícitas..........................................................................................16
4.2 Drogas ilícitas.........................................................................................17
5- A FAMILIA COMO UM AGENTE DE RISCO E PROTEÇÃO.............................19
6- O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA REDUÇÃO DE DANOS....................25
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................34
8- REFERENCIAS...................................................................................................36
INTRODUÇÃO [a]
O objetivo principal deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi analisar o que leva à família a ser exposta como fatores de risco e proteção para o/a adolescente quanto ao uso de substâncias psicoativas e qual o papel do assistente social frente a essa demanda no município de Aparecida de Goiânia Goiás. Sendo de fundamental importância compreender que a família faz parte do processo dos fatores de risco e proteção no uso de substâncias psicoativas por parte do/a adolescente.
É uma fase marcada pelas modificações físicas e psicológicas, de suma importância e fundamental para a formação da identidade e desenvolvimento humano, e é neste período que as substâncias psicoativas podem estar mais presentes na vida destes indivíduos, sabendo que estudos apontam os números crescentes e cada vez mais, precoce, o consumo de drogas por este público. Segundo a historiografia, observou-se através deste estudo uma compreensão sistêmica acerca da relação entre adolescentes de 14 aos 18 anos incompletos e o papel da família como agente de proteção e risco na transição da infância à fase adulta e o uso de drogas neste meio.
Os fatores de proteção e risco vão distinguir o mecanismo determinante onde a família é um agente de risco e proteção que pode afetar várias dimensões na vida deste indivíduo, e principalmente no convívio familiar, pesquisas apontam a família como um importante autor nessa transformação. A forma como os pais se comportam definem a prática da criação, principalmente nessa fase, quando não sabem monitorar, faltando um encorajamento, afetividade e principalmente saber colocar limites, os adolescentes têm dificuldade em fazer essa transição, o que pode agravar a incidência da iniciação do uso de drogas.
...