TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TABELA DE VALORIZAÇÃO E PAPEL HISTÓRICO-SOCIAL DO PROFESSOR

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 HÁ VALORIZAÇÃO HISTÓRICA E SOCIAL DO PROFESSOR 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos ver os fatos históricos sobre a educação e como a figura do professor sempre foi vista no meio da sociedade. Como e quando surgiu a figura do pedagogo e porque a importância deste, na vida do indivíduo. Vamos questionar o porque do professor vem sendo desvalorizado, o declínio da profissão e porque a precariedade do ensino docente vem sendo um dos maiores problemas do Brasil. Debatendo soluções práticas e exemplos de outros países que tem o mesmo sistema de ensino e conseguem ser um dos maiores exemplos de educação no mundo.

2 HÁ VALORIZAÇÃO E O PAPEL HISTÓRICO E SOCIAL DO PROFESSOR

Desde da Antiguidade, Grécia e Roma (323 a.c. até 456d.c.),onde surgiu o primeiro pedagogo, a figura do professor, não era valorizada. Ensinar era visto como qualquer outro serviço manual, considerado um trabalho menor. Os educadores não faziam parte das classes privilegiadas, geralmente eram escravos, tinha o intuito de ensinar as crianças da elite, à conviver na polis ( Cidade- Estado), grega (CAMBI,1999). Apesar dos objetivos da época serem diferentes dos atuais, pois a educação tinha o dever de informar não de formar, a figura do professor ainda era importante, sendo extremamente espiritualizada e ativa na vida do indivíduo.

Com o passar do tempo a educação se reformulou bastante, principalmente nessa questão de formar o indivíduo, isso começou lá pelo século XV com a idade Moderna. Era importante moldar o indivíduo para a sociedade, formando o homem-cidadão. Seu intuito agora era formar para que o indivíduo seja ativo e produtivo na sociedade. A família também era parte importante na educação da criança, visto que na Idade Média ( século V ao XV ), ela não tinha seu espaço social no grupo familiar.Como o conhecimento virou prestígio na sociedade ( entre o séc. XVI ao XVIII ), havia uma diversidade social onde os empreendimentos para os poucos favorecidos eram raros. Surgem os protestante que queriam combater a ignorância com uma formação religiosa mais liberal. Os católicos por sua vez era voltado mais para caridade, com o ensino religioso dos jesuítas.

Aqui no Brasil se iniciou o ensino com os jesuítas, logo quando foi colonizado por Portugal. Era os alunos os índios e os filhos dos colonizadores. Era considerado uma “educação pública e religiosa” (SAVIANE 2006), já que o incentivo e o subsídio vem de Portugal. E também por ser um ensino coletivo. Quando os jesuítas foram expulsos pelo Marquês de Pombal pelas idéias Iluministas ( movimento intelectual onde a educação é visto como principal elemento para o desenvolvimento da civilização e um ensino laico, ou seja, um ensino não religioso.), surge a “educação pública estatal” (SAVIANE 2006). Onde o Estado era responsável pelo pagamentos de salários dos professores, diretrizes currículares da matéria a ser ensinada, deixando a cargo do professor providenciar as condições materiais para ensinar. O professor tem uma responsabilidade enorme, pois a escola geralmente era sua própria casa e conduzia uma turma de diferentes faixas de idade e diferentes níveis de conhecimento. Tendo assim um retrocesso, já que o ensino dos jesuítas eram separados por idade e conhecimento, mantinham turmas graduadas. Em 1822 com a idependência do Brasil obteve uma disseminação da escola pública integrando um projeto de construção da nação, com idéias liberal e iluministas mais ainda existia o regime escravocata. Essa idéia de que a “instrução primária era garantida para todos os cidadãos” nada mais era um pouco equivocada já que os escravos como não-cidadãos eram excluídos. Tinham também uma idéia de escola pública nacional, oque não ocorreu já que a responsabilidade das escolas primárias ficou na mão das províncias. E as escolas continuavam nas casas dos professores. Desde aqui já se pode ver a imensa responsabilidade e as difilculdades em que o professor vem ao longo do tempo. E também podemos ver onde entrou essa desigualdade etcnica e social, em que temos até hoje no Brasil.

Quando entrou a República surgiu os Grupos Escolares, o poder público tinham a tarefa de manter integralmente as escolas, tendo o objetivo de levar o ensino a toda população. Em 1930 foi criado o Ministério da Educação, assim a educação foi reconhecida como plano institucional. Mas em relação a Europa a diferença do Brasil ainda era e é gritante. Na Europa a educação estende ao todo social no século XIX. Sendo que no Brasil ocorre parcialmente no século XX.

Assim o Brasil tem um déficit histórico no sistema nacional de ensino em relação á outros países que instalaram o mesmo sistema. No Brasil não se estendeu a escola elementar, tendo em vista um grande desafio de organizar o ensino fundamental e erradiar de vez o analfabetismo. Com a sociedade de hoje, século XXI, a tecnologia estimulando cada vez mais o consumismo, a competitividade causando mais desigualdade, é difícil as famílias fazerem parte da educação da criança. Deixando para a escola e claro o professor, a obrigação de toda a educação deste indivíduo. Com o acumúlo de serviços, a indisciplina dos alunos ( por falta de limites que tinha que vir da família), a má remuneração e outros tantos motivos, que está havendo essa precarização do trabalho docente. Havendo também uma incapacidade por parte da profissão de atrair estudantes estusiasmado e qualificados. Hoje a sociedade quer exigir do professor que ele seja, muito mais do que só um educador.

O professor pode ajudar a virar a página dessa sociedade. Primeiramente se qualificando. Hoje em dia pela falta do profissional nas escolas, muitos professores não estão qualificados para tais funções, assim não dominando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com