O Projeto Alienação Parental
Por: Ribeiro08 • 1/12/2021 • Projeto de pesquisa • 2.751 Palavras (12 Páginas) • 470 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE MADRE THAIS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
NAMAYRA ESTELLA MENDES RIBEIRO
ALIENAÇÃO PARENTAL
ILHÉUS
2021
NAMAYRA ESTELLA MENDES RIBEIRO
ALIENAÇÃO PARENTAL
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso I, apresentado na Faculdade Madre Thaís como requisito básico para a conclusão do Curso de Serviço Social. Prof.ª Geórgia Couto.
ILHÉUS
2021
SUMÁRIO
TEMA.............................................................................................................. 4
DELIMITAÇÃO DO TEMA.............................................................................. 4
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA................................................................... 4
ENUNCIADO DAS HIPÓTESES..................................................................... 5
JUSTIFICATIVA.............................................................................................. 5
OBJETIVO GERAL......................................................................................... 6
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS........................................................................... 6
METODOLOGIA.............................................................................................. 6
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA....................................................................... 7
CRONOGRAMA............................................................................................. 11
RESULTADOS ESPERADOS........................................................................ 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................. 12
Tema
Alienação Parental
Delimitação do tema
O assistente social na mediação de conflitos nos casos de Alienação Parental.
Formulação do Problema
A Alienação Parental propõe uma reflexão sobre a temática e o papel do assistente social para o seu enfrentamento. Contudo, a demanda deste assunto é contemporânea, e que na realidade brasileira, considera-se que os conhecimentos e explorações devam ser aprofundados.
O primeiro contato social acontece com a família e é através dela que é possível aprender atitudes, comportamentos, fazer-se seres sociais, ao mesmo tempo em que se cria a individualidade. Não importa tanto a configuração familiar, o importante é que conceda carinho, proteção, suporte, de maneira a que tenha potencial de crescer a nível psicossocial, comportamental e com uma imagem positiva de si mesmo. Infelizmente nem todas as famílias são um porto seguro para as suas crianças e são inúmeras as razões para que isso aconteça, uma das principais são os divórcios, sobretudo os litigiosos e aqueles em que existem muitos conflitos e é disputada a custódia dos filhos.
A alienação parental surge, muitas vezes, nestes quadros familiares e fala-se de alienação parental quando um dos progenitores, um pai, uma mãe, ou até mesmo familiares próximos usam estratégias, manipulações, tentando manchar, desonrar a imagem que o filho ou filha tem do outro progenitor. Para, além disso, identificar os sinais destas situações não é uma tarefa simples, tal como não é simples, em muitos casos, ter a certeza das argumentações dos progenitores, que, normalmente, acusam-se mutuamente e defendem posições diferentes. Em situações de divórcio que mais parecem batalhas campais, com acusações mútuas, agressões e violência, ninguém ganha, todos perdem e as conseqüências podem ser graves, duradouras, para todos, e as crianças são as mais vulneráveis.
Quais são as ações freqüentes do alienador, em outros termos, quais são as proporções de alienação parental?
Enunciado da(s) hipótese(s)
- Se os conflitos vivenciados na prática da alienação parental causam transtornos nas crianças/adolescentes, logo a atuação do Assistente Social é de avaliação e mediação na relação familiar, analisando o que poderia ser melhor para ambos.
- O assistente social tem a necessidade de trabalhar junto a uma equipe multidisciplinar para estabelecer/resolver os problemas de conflitos da alienação parental
Justificativa da pesquisa
Na atualidade, vários são os profissionais que vem discutindo o tema alienação parental. No que concerne à realidade brasileira, a alienação parental (inicialmente utilizava-se o termo SAP – Síndrome da Alienação Parental) passou a ser comumente apontada e discutida a partir do ano de 2006, quando estudos sobre esta temática começaram a adquirir visibilidade no país. Entretanto, autores como Juliana Rodrigues De Souza, Alder Thiago Bastos e Dalva Azevedo de Gois, têm desenvolvido pesquisas no âmbito do Direito, da Psicologia e do Serviço Social, contribuindo para efetivar uma maior discussão sobre a temática. Todavia, há muito que se debruçar sobre esse tema tão relevante para a sociedade. Dessa forma, o trabalho que ora se esboça pode ser um dos instrumentos para ampliar as discussões e trazer uma maior efetividade no exercício do profissional de Serviço Social.
Objetivo Geral
- Discutir a atuação do assistente social no enfrentamento dos casos de alienação parental.
Objetivo(s) Específico(s)
- Discutir os diversos conceitos sobre a alienação parental.
- Identificar os múltiplos lados da questão social no caso da alienação parental.
- Descrever a atuação do Assistente Social na mediação de conflitos presentes na alienação parental.
Procedimentos Metodológicos
O método escolhido para o projeto foi o qualitativo através de pesquisas que serão referentes a explorações bibliográficas que dão permissão ao pesquisador a encontrar métodos, competências e conhecimentos em seu contexto proveniente, permitindo o desenvolvimento e fixando suas particularidades para que se entenda a habilidade de compreender que este método é o que mais se harmoniza nesta investigação, de maneira em que se propõe a analisar a realidade a partir da perspectiva da totalidade, levando em conta os distintos aspectos do fenômeno social em estudo e as contradições que o perpassam. Em outras palavras, tem a idealização de conseguir instituir-se sobre o que é verdadeiro e todas as suas diferenças, desligando-se de reflexões comuns e evidentes, revelando as circunstâncias para além de sua urgência. O propósito da pesquisa é de estender capacidade à constatação e investigação.
...