O REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO
Por: analeomara • 23/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.535 Palavras (7 Páginas) • 322 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
3.1. Objetivo geral
3.2. Objetivos específicos
3. HIPÓTESES
4. REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO
5. JUSTIFICATIVA
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1. INTRODUÇÃO
O Assistente Social na sociedade brasileira, atua nos mais diferentes campos e áreas sociais, sendo que uma delas é o setor da área da saúde, onde será desenvolvido de formas bem diferentes em diversas atividades. É indispensável à atuação do profissional de Serviço Social no atendimento aos doadores de sangue através da utilização de instrumentos e técnicas, repassando diretamente as informações e esclarecimentos sobre a importância de sua atitude, dando um destaque especial ao fato de se tornarem pessoas que exercem um ato de cidadania ao ajudar o próximo.
O presente estudo refere-se a uma pesquisa sobre o trabalho do Assistente Social no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital do Coração de Messejana) e familiares dos pacientes da instituição (doadores). O Serviço Social nas unidades é muito importante, pois atua na realização de atividades e captação de doadores em caráter participativo social, onde conscientiza e sensibiliza a população para a importância da doação voluntária de sangue.
O papel do Assistente Social e suas atribuições nos hemocentros, nas agências transfusionais e hospitais são de grande importância, já que geralmente esse profissional gerencia a captação de doadores. Estudos enfatizam que profissionais sem habilidade técnica suficiente e conhecimento específico podem reduzir uma segurança aos doadores e receptores onde pode causar prejuízos importantes.
O Hospital de Messejana Dr. Carlos Albert Studart Gomes é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares. Dispondo de todos os procedimentos de alta complexidade nesta área e destacando-se no transplante cardíaco de adultos e crianças, a instituição é gerenciada pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) e atende pacientes de 184 municípios do Ceará e doas regiões Norte e Nordeste do país. O hospital é referência no transplante cardíaco de adultos e crianças, e pioneiro no Nordeste em implante artificial, dispositivo de
assistência ventricular usado como suporte circulatório em pacientes da lista de espera para transplante e, desde junho 2011 tornou-se o pioneiro Hospital de Norte e Nordeste a realizar transplante pulmonar. Na área de ensino e pesquisa o Hospital de Messejana é destaque, aplicando e difundindo o conhecimento científico e tecnológico e de recursos humanos, com residência médica nas especialidades de cardiologia clínica, cardiologia pediátrica, pneumologia, cirurgia cardiovascular, cirurgia torácica e terapia intensiva. Mantém seu corpo clínico e equipes multiprofissionais sempre atualizados, o que envolve contínuo intercâmbio com instituições congêneres. Participação ativa em congressos, simpósios e mesas-redondas, além de relevantes publicações científicas nacionais e internacionais.
Assim, justifica-se a realização do trabalho a ser desenvolvido no Hospital do Coração de Messejana, uma vez que está ampliando o campo do Assistente Social nesta área. 2. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Analisar o trabalho de uma captação de doadores é uma atividade que está envolvida em programas e campanhas que objetivam conscientizar a população a importância da doação de sangue.
3.2 Objetivos específicos
* Analisar se o profissional está apto a desenvolver o trabalho de captação;
* Pesquisar e estar sempre bem informado sobre o processo de coleta, buscando informações e discutindo as dúvidas com profissionais habilitados;
* Observar se o profissional desenvolve uma postura que inspire respeito e confiança;
* Estabelecer sempre uma relação de empatia e comunicação favorável com o público.
3. HIPÓTESES
Existe um o bom atendimento aos doadores que é apontado como uma possibilidade de fidelizá-los.
Expandir locais de coletas, facilitando o retorno do doador.
O profissional exerce o respeito e confiança no trabalho exercido pelo profissional que realiza a captação.
Uma educação direcionada com conhecimentos científicos podendo encorajar futuros doadores.
Uma triagem menos criteriosa facilita a doação, assim aumenta as oportunidades de coletas. 4. REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO
A capacitação que tem o homem de conhecer valores e mandamentos morais e aplica-los nos diferentes situações da sociedade só se consegue pelo amplo conhecimento de fatos e assuntos, aperfeiçoando a formação consciente de novas gerações segundo os ideais de cultura de cada povo.
A educação vai além de ensinar, é um processo de formação que precisa estimular a curiosidade. É compreendida e fundamentada em conhecimentos que são adquiridos ao longo da vida. Tanto os professores como alunos devem ser o que aprendem.
“Outro ponto é que a educação é um momento no qual você tenta convencer-se de que alguma coisa, e tenta convencer os outros de alguma coisa”. (FREIRE 1986. p. 46).
“Esse conhecimento deve ser aplicado e produzido no cotidiano aprendido e repassado ao longo do ensino. É com o aprendizado na história que podemos nortear nossos conhecimentos levando assim a uma descoberta diária de uma aprendizagem dinâmica e que reinvente com o passar e repassar de conhecimentos” (NETTO).
Desde o início do século, a sociologia e a antropologia tem estudado sobre a relação entre saúde e doença. Através dos estudos empíricos, revela-se que, esses processos vão além das questões de um indivíduo, mas que estão relacionados com as características de uma sociedade.
“Terceiro setor é o conjunto de organizações
...