O RELATORIO DE ESTAGIO
Por: Valdenise Costa • 18/6/2021 • Trabalho acadêmico • 3.400 Palavras (14 Páginas) • 250 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
IRINALDO JOSÉ DIAS SOLINO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
NATAL- RN
2021
IRINALDO JOSÉ DIAS SOLINO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Paulista-Campus (Unidade Maria Auxiliadora), com requisito de nota parcial para aprovação no estágio supervisionado I. |
NATAL- RN
2021
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário (a): Irinaldo José Dias Solino
Curso: Serviço Social – 7º Semestre
Telefone: (84) 98816-7061
Matrícula: 2016349
Nível de Estágio Supervisionado I, II ou III: Estágio Supervisionado I
Local de Estágio: Centro de Referência de Assistência Social - CRAS SALINAS
Endereço: Av. Bahia,1966, Bairro: Potengi- Natal/RN
Supervisor Acadêmico: Cláudia Catarina
Supervisor de Campo: Liliane de Souza Ribeiro Cacho
Carga horária: 1dia, sendo 6 (seis) horas diárias, totalizando uma jornada de estágio de 6 horas semanais em média.
Início: 12/04/2021
Término: 12/06/2021
I – INTRODUÇÃO
Este relatório é referente ao estágio supervisionado obrigatório I do curso de Serviço Social UNIP-Natal/RN, realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localizado na avenida Bahia, Nº 1966 no bairro Potengi, zona norte de Natal, RN. O CRAS – Salinas é uma unidade descentralizada da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), porta de entrada da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e responsável por sua organização no território. O CRAS – Salinas tem como abrangência os bairros de Igapó, Salinas e Potengi.
De acordo com as informações contidas no Caderno de Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, o objetivo deste equipamento é “prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais”, identificando e desenvolvendo as potencialidades das famílias bem como promovendo o acesso aos direitos de cidadania.
No CRAS Salinas são ofertados aos usuários e suas famílias: o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e referenciamento ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV).
O trabalho principal do CRAS Salinas é o PAIF que prevê o acompanhamento social com as famílias com vistas a prevenir situações de vulnerabilidade social e promover o acesso aos direitos. Através do PAIF os profissionais reúnem pessoas da mesma comunidade com a mesma faixa de idade (são crianças, jovens e idosos) para fazer determinadas atividades com os grupos de pessoas.
Com a IV Conferência Nacional de Assistência Social realizada em Brasília, no ano de 2003, foi decretado como foco a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sendo requisito da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), nº 8742 de 07 de dezembro de 1993, surgiu para viabilizar a assistência social como dever do Estado e direito do cidadão, rompendo com a ideia de favor e ajuda.
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS), permite a padronização, melhoria e ampliação dos serviços da assistência no país, respeitando as diferenças locais e atua de maneira integrada com as políticas setoriais. O público da política são os cidadãos e grupos que se encontram em situações de risco e vulnerabilidade social, direcionando melhoria e ampliação dos serviços de assistência para essas pessoas no país.
Nesse sentido, a PNAS/2004 define sua especificidade no campo das políticas sociais através de níveis diferenciados de proteção: a Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta complexidade. Conforme a PNAS (2004), a Proteção Social Básica tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Direciona-se à população que vive em situações de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos. Esses serviços são feitos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e em outras unidades básicas e públicas de assistência social, se houver.
...