O Serviço social na saúde: internação do paciente
Por: isangelabarbosa • 4/12/2017 • Projeto de pesquisa • 958 Palavras (4 Páginas) • 328 Visualizações
Olá Isangela!
Você desenvolve uma boa produção, que poderá ser qualificada em alguns aspectos. Apresenta a temática que seu artigo científico desenvolverá, porém, não evidencia com clareza a relação com o Serviço Social e suas vivências no estágio supervisionado. Sua justificativa contempla uma aproximação da temática com os fundamentos do Serviço Social, da intervenção e/ou objeto profissional as expressões da Questão Social, porém está pouco fundamentado nos autores que nortearão sua produção. Os objetivos devem ser revistos em alguns aspectos para dar maior evidência a sua intencionalidade de estudo no Trabalho de Conclusão de Curso.
Nota: 0,7
Profa. Aline
Tema: Serviço social na saúde: internação do paciente[a]
O tema escolhido para ser desenvolvido neste projeto é “A atuação do serviço social na saúde: internação do paciente”. O direito à saúde se insere na trajetória dos direitos sociais constitucionalmente garantidos. É, portanto, um direito público subjetivo, assegurado juridicamente à generalidade das pessoas, conforme estatui o Art. 196 da Constituição Federal de 1988, no qual a saúde é apresentada como direito universal mediante a adoção de políticas sociais que busquem a redução do risco de agravos, por meio de ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação da saúde.
Embora este direito tenha sido efetivado abrangendo todos os grupos sociais no ano de 1988, a partir da reformulação e promulgação da Constituição Federal brasileira, as discussões envolvendo o tema datam de 1930, quando foram dados os primeiros passos em busca da elaboração de uma política de saúde condizente com as demandas existentes já naquela época.
O percurso para efetivação da política de saúde como direito do cidadão e dever do Estado foi longo, árduo e envolto em lutas sociais. Desta forma, esta política começa a se delinear no Brasil, tornando-se uma necessidade em face da industrialização que se concretizava paulatinamente, fazendo com que o Estado assumisse a assistência à saúde dos trabalhadores.
O tema deste estudo se reveste de importância em razão da natureza do trabalho desse profissional estar voltado para o atendimento das classes menos favorecidas e na saúde de modo específico sua participação se dá na busca de mecanismos para garantir serviços de saúde a todos que necessitarem.
O sistema de saúde pública no Brasil até o momento não conseguiu atender as todas as pessoas que apresentam algum tipo de doença e principalmente as crônicas. Nesse sentido, a questão norteadora deste estudo é: Que papel exerce o assistente social na efetivação dos direitos de acesso à saúde?
O objetivo geral [b]desta pesquisa bibliográfica [c]é ressaltar o papel do assistente social na saúde e sua mediação junto ao paciente que precisa de internação. Os objetivos específicos por sua vez são: Conhecer a importância do assistente social na garantia de direitos não efetivados; Ressaltar o direito à saúde como um direito constitucional; Destacar a importância de se buscar estratégias para garantir uma saúde de qualidade a todos que necessitarem do sistema de saúde pública no Brasil.
O direito à saúde está preconizado na Constituição Federal de 1988 o qual prevê equidade e universalidade. Porém, até o momento não se observa a efetivação de tais direitos, pois, diariamente as unidades de saúde se tornam insuficientes para a grande demanda, requerendo a atuação de profissionais que possam atuam a favor da população carente e que se encontra com problemas de saúde.
Considera-se assim, que a relevância deste estudo reside na expectativa de que a compreensão e análise destes fatores poderão subsidiar o desenvolvimento de estratégias eficazes de intervenção de caráter político e social, do assistente social junto a população a fim de que se possa planejar estratégias de enfrentamento às situações de exclusão de benefícios e serviços a que está sujeita a pessoa economicamente desfavorecida de forma que as ações propostas tenham maior visibilidade, alcance e efetividade no sentido de garantir serviços de saúde de maneira equânime.
A metodologia adotada neste trabalho é a revisão da literatura, uma parte básica e essencial pela qual o pesquisador deve começar seu trabalho. Essa revisão fornece o suporte necessário para justificar, objetivar e formular o problema de pesquisa, além de permitir a definição da melhor estratégia para estudar e analisar o problema e seus dados (BANDEIRA, 2000). Dessa forma, a revisão de literatura deve ser realizada em função do presente problema de pesquisa, explicitando o contexto teórico no qual o problema se insere.
...