O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS
Por: koskof • 25/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.130 Palavras (13 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1][pic 2]
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS
Caxias – MA
2014[pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar a elaboração de uma politica publica, a partir de indicadores sociais junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Utilizando os dados obtidos do censo de 2010. Levando-se em consideração a realidade social brasileira, a realidade social será analisada com base em indicadores sociais, como educação, saúde, renda per capita, trabalho e moradia social. Com base nestes analises através de gráficos, planilhas será possível formular politica publica em beneficio da população. Para o profissional de serviço social deve compreender que, ao retratar uma sociedade por meio de indicadores sociais se pode atuar na formulação de politicas que objetivem mudanças a realidade social encontrada.
Palavras-chave: Politicas públicas, indicadores sociais.
[pic 8]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------05
- PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE POLITICAS PUBLICAS-----------------------06
2.1 Estudos de caso em políticas públicas: principais características ------------07
2.2 Importâncias das politicas públicas--------------------------------------------------07
- DADOS DO CENSO 2010 SOBRE A POPULAÇÃO BRASILEIRA------------08
- DIFERENTES INDICADORES SOCIAIS UTILIZADOS NO BRASIL E NO MUNDO ----------------------------------------------------------------------------------------11
- INDICADOR SOCIAL ESTUDADO NO ESTADO DA BAHIA------------------13
5.1 Perfil das crianças e adolescentes que trabalham na Bahia----------------------14
- PROPOSTA DE POLITICA PUBLICA PARA O ESTADO DA BAHIA---------17
- CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------18
- REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------------19
[pic 9][pic 10]
- INTRODUÇÃO
Ter conhecimento dos indicadores sociais, através das pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é fator importante no desenvolvimento das politicas pulicas, pois é através desses indicadores que são formuladas, elaboradas ações que norteiam a aplicação dos recursos públicos.
Neste trabalho o censo de 2010 do IBGE será fonte de pesquisa, e por meio dele será possível compreender a diferentes metodologias de coletas e tratamento dos dados estatísticos na formulação de indicadores sociais e que cada indicador social revela um aspecto da realidade social de determinada população. Como o indicador social IDH que indica qualidade de vida da população, e o Índice de Gini que indica a desigualdade social entre ricos e pobres, assim como a concentração de rendimentos numa determinada parcel da população. Através dos resultados obtidos será possível elaborar uma politica social direcionada ao estado da Bahia sobre o trabalho infantil.
2 PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE POLITICAS PUBLICAS
Segundo SOUSA, do ponto de vista teórico-conceitual, a política pública em geral e a política social em particular são campos multidisciplinares, e seu foco está nas explicações sobre a natureza da política pública e seus processos. Por isso, uma teoria geral da política pública implica a busca de sintetizar teorias construídas no campo da sociologia, da ciência política e da economia.
Autor | Características |
Mead (1995) | Define como um campo dentro do estudo da política que analisa o governo à luz de grandes questões públicas |
Lynn (1980) | Como um conjunto de ações do governo que irão produzir efeitos específicos |
Peters (1986) | Segue o mesmo veio: política pública é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delega- ção, e que influenciam a vida dos cidadãos |
Dye (1984) | Sintetiza a definição e politica publica, como “o que o governo escolhe fazer ou não fazer” |
Laswell | A definição mais conhecida continua sendo a de Laswell, ou seja, decisões e análises sobre política pública implicam responder às seguintes questões: quem ganha o quê, por que e que diferença faz. |
Quadro 1- definições sobre politicas públicas
Fonte: Celina Sousa. Indicadores Sociais
O crescimento econômico de uma região afeta o desenvolvimento socioeconômico da sua população residente. Este desenvolvimento, em parte, é promovido pelos governos (municipal, estadual e federal) por meio de políticas sociais, principalmente nas regiões mais industrializadas e de grande concentração populacional, onde as desigualdades se tornam mais expressivas. A promoção de políticas públicas busca melhorar as condições de vida da população, reduzindo as desigualdades sociais e proporcionando melhoras no âmbito da saúde, da educação, da habitação, da renda etc.
2.1 ESTUDOS DE CASO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS.
No município de Caxias-MA, a Secretaria do esporte tem demonstrado interesse em investimento em áreas de lazer como praças esportivas, transformando a realidade social dos habitantes desta cidade. Dentre os aspectos positivos podemos citar:
Aumento da qualidade de vida das pessoas, pelas atividades físicas, esportivas e lúdicas realizadas nestas áreas, melhorando consequentemente a questão da saúde da população, através da prevenção, evitando até maiores investimentos na área da saúde nos setores da média e alta complexidade. Nos aspectos negativos podemos pontuar: Muitas das vezes não se encontra ali um profissional de Educação Física adequado para auxiliar na realização e utilização dos equipamentos.
...