OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Por: Taluanne Barbosa • 21/10/2021 • Projeto de pesquisa • 317 Palavras (2 Páginas) • 108 Visualizações
Movimentos sociais:
Os movimentos sociais contribuíram para o movimento de reconceituação do serviço social. As quatro principais conquistas desse movimento foram: a articulação de uma nova concepção da unidade latino-americana; a explicitação da dimensão política da ação profissional, tendo em vista de que o tradicionalismo ocultava a dimensão política da profissão e a interlocução crítica com as Ciências Sociais, rompendo com um vazadouro acrítico dos produtos das Ciências Sociais acadêmicas norte-americanas. Inscrevendo a profissão no Pensamento Social contemporâneo a inauguração do pluralismo profissional representa um marco, visto que o “monolitismo” foi subvertido no Movimento de Reconceituação.
O Serviço Social tem um compromisso histórico com os movimentos sociais, visando contribuir com os grupos sociais e pessoas que lutam por condições de vida e trabalho, articulando forças e construindo alianças estratégicas com os que sofrem opressões econômicas, de classes, gênero, de orientação sexual, entre outras, em recusa ao arbítrio e ao autoritarismo, com vistas a ampliação e consolidação de cidadania. Isto é, na defesa intransigente dos direitos humanos.
Com isso os profissionais do Serviço Social não só contribuem com essas organizações, mas também revitalizam a sua prática e seu compromisso social. Pois ao longo dos anos, essa categoria profissional contribui de forma a interferir com mudanças nas relações capital x trabalho, posicionando a favor da classe trabalhadora, das organizações da sociedade civil, na criação de associações de moradores, de produção, de cooperativas, de grupos de mulheres, de crianças, de idosos, sindicatos, dentre outros, com perspectivas de inclusão social; meio ambiente saudável e contra a discriminação social. Desenvolvendo, ainda, projetos sociais e/ou assessorias e parcerias com: idosos; crianças e adolescentes; povos ribeirinhos; assentamentos rurais e urbanos, arte e cultura; grupos de mulheres; grupos que lutam contra a violência.
Bem como, assegurar condições de trabalhos para os assistentes sociais e carga horária de 30hs, contribuindo assim com a construção de uma sociedade democrática, que assegure todos os direitos sociais.
...