OS SERES VIVOS - BIOLOGIA
Trabalho Universitário: OS SERES VIVOS - BIOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VIVIANE2078 • 13/9/2014 • 523 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
Os cientistas organizaram os seres vivos para facilitar os estudos e estabelecer uma árvore filogenética (esquema com a possível sequência de origem de diversos seres vivos), portanto, ela é a representação de uma hipótese de filogênese ou filogenia (história evolutiva suposta de cada grupo). Desse modo é possível descobrir o grau de parentesco evolutivo entre os diversos grupos de seres vivos.
Taxonomia: a parte da Biologia que identifica, nomeia e classifica os seres vivos.
Sistemática: a parte que estuda as relações evolutivas entre eles.
Categorias Taxonômicas
A categoria básica é a espécie: grupo de populações capazes de se cruzar e originar filhos férteis, mas que não são capazes de se cruzar com outros grupos.
As espécies são reunidas, de acordo com o grau de parentesco evolutivo, em um segundo grupo taxonômico, o gênero.
Gêneros aparentados evolutivamente formam famílias e estas, ordens, que são reunidas em classes, que constituem os filos ou divisões e estes, os reinos.
Regras internacionais de Nomenclatura
Todos os nomes científicos devem ser escritos em latim; se derivarem de outra língua, deverão ser latinizados.
O gênero deve ser escrito em itálico, quando em texto impresso, ou sublinhado, quando manuscrito.
A primeira palavra indica o gênero e deve ser escrito com inicial maiúscula A segunda indica a espécie e é escrita com inicial minuscula.
Todo nome cientifico deve ser binominal
Classificação e evolução
Alguns dos fatores que promoveram e promovem a evolução das espécies:
seleção natural: se em uma população alguns indivíduos possuem características que aumentam suas chances de sobrevivência e reprodução, ao longo do tempo o número de indivíduos com essas características tende a aumentar. E vice-versa.
isolamento geográfico: quando uma população migra para outra região e fica isolada da população original pela distância ou por um obstáculo geográfico que impeça o cruzamento entre essas populações.
isolamento reprodutivo: se persistir o isolamento geográfico por tempo suficiente, pode-se chegar a um ponto em que as diferenças genéticas impedirão o cruzamento entre os indivíduos das duas populações.
O objetivo da classificação é formar grupos de organismos que descendam, por evolução, de um mesmo ancestral.
cladogênese: conjunto de processos que promovem a especiação (separação de uma população em duas e a subsequente formação de novas espécies).
anagênese: acúmulo de mudanças que uma população sofre ao longo do tempo, originando uma espécie com características diferentes.
...