Os Movimentos Sociai
Por: João Vitor • 5/7/2018 • Resenha • 771 Palavras (4 Páginas) • 233 Visualizações
O autor busca meios de apresentar uma visão generalizada a respeito do movimento social. Procura discutir e problematizar os conceitos usados nesse âmbito e apresenta uma análise apoiada na Sociologia.
No texto, o autor apresenta o fato de que os movimentos sociais estão presentes em todas as sociedades ao longo da História.
Os movimentos sociais são inerentes aos processos de mudança em uma determinada sociedade.
A constante busca por uma melhor definição de movimento social leva a analisar os elementos específicos dos movimentos. Cita um movimento em especial, que é o caso de despejo de famílias em uma determinada região, e a violência e o confronto com a polícia foram protagonistas nesse episódio que não se encontra muito distante da realidade atual.
O conflito do povo que reivindica com os órgãos de segurança são elementos constitutivo de todo movimento social, ou seja, o conflito é necessário para que a voz do reivindicante tenha acesso aos ouvidos dos órgãos competentes, a fim de obter respostas reais.
Com o auxílio de conceitos da Sociologia, o autor busca orientações teóricas, e definição coerente sobre o que se diz respeito aos movimentos sociais.
Há autores que defendem a ideia de que o Estado apenas influencia o sistema de dominação e não objetivam o poder do Estado em si. Também defendem que os movimentos sociais não estão voltados para a tomada do poder do Estado e nem procuram influência em sua esfera.
Os movimentos sociais não eclodem apenas por uma situação de opressão; eles se desenvolvem a partir da consciência e percepção que a população cria ao enxergar que estão sob sistema de opressão. Com isso, se cria uma identidade social, com a qual as pessoas de identificam, se unem e busquem pelo mesmo ideal.
Edward P. Thompson comenta que o fator cultural interfere nas relações que são dadas nos movimentos sociais. Diz que a cultura de determinada região vai refletir nos interesses dos movimentos sociais daquela população.
Definição de Movimentos Sociais: ação de determinado grupo humano que dividem a mesma visão e opinião sobre a realidade em que vivem, com o objetivo de mudar algo em seu sistema social para que as relações sociais continuem possíveis.
Ações diretas não precisam, necessariamente ser baseadas em instituições, mas exige organização dos envolvidos para que seja eficaz.
É preciso conhecer o movimento social em suas relações, obstáculos, limitações e seu potencial de mudança.
Todo movimento social tem um projeto. O projeto é um documento em que se registra os objetivos e metas dos movimentos sociais, seu desejo, sua intenção, a opinião dos envolvidos, sua força e a do adversário e é acompanhado pela ideologia do grupo. O objetivo exige uma estratégia e técnicas de ação em conjunto. A ideologia é a visão que os homens tem a respeito da realidade em que vivem, a forma com que lidam com as condições de opressão pela quais são submetidos e a visão que tem dos interesses das classes dominantes.
A ideologia fundamenta os projetos, as práticas e as intensões dos movimentos sociais.
A organização do grupo revela a ramificação de sua
...