Os Movimentos Sociais
Por: marciaeg • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.974 Palavras (8 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA UNIDERP-EAD
CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO
MOVIMENTOS SOCIAIS
SERVIÇO SOCIAL
Evandro da Cunha Vasconcelos RA 398772
IldaFerraz Nunes RA 398985
Ivani Moureira da Silva RA 397796
Maria Aparecida dos Reis Santos RA 392562
Raquel Selina Herzer RA 398067
Prof. EAD:.
Tutor Pres:. Maria Lourdes de Sousa Rolim
CAMPO GRANDE, MS
MAIO/2015
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem por objetivo trazer reflexões acerca do processo vivenciado pelos movimentos sociais, sobretudo nas ultimas duas décadas. Os movimentos sociais se tem grande relevância na história das conquistas sociais no Brasil e nasce da iniciativa popular, cujo objetivo tem origem e são motivados pelas pela divergência entre o universo do capital em detrimento do trabalho, assim, do trabalhador, os movimentos sociais se constituem em elementos de resistência e posicionamento político da sociedade.
MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUALIDADE
No novo século, novos personagens entram em cena quando se promove a discussão acerca dos movimentos sociais como:
- O movimento em defesa das etnias;
- Como o caso do movimento negro e seu emblemático debate acerca das cotas nas universidades;
- Os movimentos gays com interesse especifico na defesa da legalização da união homo afetiva;
- Os movimentos de defesa à natureza;
- As etnias;
- A orientação sexual;
- Os movimentos pela terra e pelo teto (MST);
Os movimentos sociais se qualificam por serem movimentos de segmentos excluídos, usualmente pertencentes às camadas populares; se constituem em movimentos de luta por melhores condições de vida e de trabalho, no meio urbano ou rural.
[pic 2] [pic 3]
ORGANIZAÇÕES SOCIAIS [pic 4]
As ONGs são colocadas como instrumentos de mediação entre coletivos organizados e o sistema de poder governamental e está também entre os grupos privados e instituições não governamentais, onde seu maior objetivo é a oferta de serviços.
Os sentidos de justiça social, igualdade, cidadania, emancipação e direitos passam a dar lugar a outras categorias como capital social, inclusão social, reconhecimento social, auto-estima, responsabilidade social, sustentabilidade, dentre outros, neste contexto os movimentos sociais perdem espaço de ação e autenticidade no âmbito de suas reivindicações conforme Maria da Graça Gohn explica:
“enquanto a sociedade não resolver seus problemas básicos de desigualdade sociais, opressão e inclusão, haverá lutas, haverá movimentos... e haverá teorias para explicá-los”. Gohn (p.20).
Fortalecendo as políticas de apoio a Economia Solidária, fortalece-se as vias políticas públicas locais de geração de renda empreendimentos de economias solidárias nos seus mais diversos tipos e segmentos. (Gohn)
[pic 5]
SUBSOLO - PRESO À LIBERDADE
Esta musica tem uma linguagem simples e clara, falando da indignação política social, uma forma de expressão que levou vários grupos através da musica, mostrar a sociedade um jeito novo de movimento, onde toda uma população tem acesso. Os jovens geram inúmeros movimentos, usando a musica para demonstrar sua indignação focando temas de protesto. A Temos como exemplo disso: o rep, o punk, o hip hop, a cultura de rua como o grafite e com isso mobilizam mais e mais jovens que acabam aderindo aos movimentos sociais.
[pic 6] [pic 7]
[pic 8]
DEMOCRACIA
Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o
povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo, onde todos os cidadãos podem exercer o poder e responsabilidade cívica diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.
Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana é a institucionalização da liberdade e conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos.
Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar do
sistema político que protege os seus direitos e as suas liberdades e reconhecem que para chegar a um consenso, requer compromisso e que isto nem sempre é realizável.
As sociedades democráticas são baseadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. A democracia nas palavras de Mahatma Gandhi:
“a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.
A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA A PARTIR DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Podemos considerar que a política deliberativa e principalmente que a esfera pública é o espaço de todos os cidadãos, mulheres, negros, minorias raciais e trabalhadores para que, através dos direitos de comunicação e participação política se tornem politicamente autônomos, podendo então discutir, publicamente, os seus problemas e as suas necessidades.
A chamada contra-opressão pode ser expressada por lutas violentas ou não, também por reivindicações, pressões, apatia ou mesmo alienação, os grupos se organizam na busca de libertação, ou seja, para superar alguma forma de opressão e para atuar na produção de uma sociedade modificada, caracterizando assim um movimento social
...