PERÍCIA E AUDITORIA
Ensaios: PERÍCIA E AUDITORIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vanessamanhoni • 1/10/2013 • 2.457 Palavras (10 Páginas) • 422 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Contabilidade, como ciência, possui inúmeras divisões e subdivisões que também são conhecidas como especialidades. Dentre as áreas de atuação podemos citar a Auditoria, Perícia, Consultoria, entre outras. Desde seu surgimento até a data de hoje a contabilidade vem se mostrando vitoriosa dentro de suas experiências e transformações, buscando atender todas as necessidades que surgem em nossa sociedade para que possa se adequar na economia das empresas. Hoje já não podemos avançar deixando a contabilidade de lado, uma vez que a mesma faz parte dessa globalização.
DESENVOLVIMENTO
A expressão Perícia vem do Latim: Peritia, que em seu sentido próprio significa Conhecimento (adquirido pela experiência), bem como Experiência.
Perícia é a forma de se demonstrar, por meio de laudo pericial, a verdade de fatos ocorridos contestados por interessados, examinados por especialista do assunto, e a qual servirá como meio de prova em que se baseia o juiz para resolução de determinado processo.
A Perícia pode ser realizada em todas as áreas do conhecimento humano.
Muitos são os casos de ações judiciais para os quais se requer a perícia contábil. Como força de prova, que provam como a escrita contábil, os documentos, entre outros, a perícia é específica.
São elas às vezes decisivas nos Julgamentos. Onde se envolvem fatos patrimoniais de pessoas, empresas, instituições, portanto, onde esteja a dúvida, aparece a perícia como auxiliar.
Os procedimentos de perícia contábil visam fundamentar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil.
A atividade pericial é exercida de forma pessoal, ou seja, mesmo que o contador tenha uma empresa de perícia, a responsabilidade do trabalho é pessoal. Além do conhecimento técnico, deve ser portador de diploma de nível superior e estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Contabilidade, e ser profundo conhecedor por suas qualidades e experiência, dos materiais ao qual ele se considera apto a periciar.
Os objetivos do planejamento da perícia, conforme a NBC T 13.2 e resolução CFC 1243/09 são:
a) Conhecer o objeto da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam à revelação da verdade, a qual subsidiará o juízo, o árbitro ou contratante a tomar a correta decisão a respeito da lide;
b) Estabelecer condições para que o trabalho seja cumprido no prazo estabelecido;
c) Identificar potenciais problemas e riscos que possam vir a ocorrer no andamento da perícia;
d) Identificar fatos que possam vir a ser importantes para a solução do problema de forma que não passem despercebidos ou não recebam a atenção necessária ao seu devido exame;
e) Facilitar a execução e a revisão dos trabalhos.
Os procedimentos de perícia contábil visam fundamentar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil, e abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, exame, vistoria, indagação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.
EXAME – consiste na análise de livros, dos registros das transações e confrontação com todos os documentos disponíveis sobre o fato tácito.
VISTORIA – é uma ou mais diligências que objetivam a verificação e a constatação da situação, coisa ou fato, de forma circunstancial, podendo ser utilizada como comprovação do fato.
INDAGAÇÃO – é a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto da perícia, de preferência efetuadas com as pessoas mais próximas do objeto possível.
INVESTIGAÇÃO – consiste na pesquisa que busca trazer ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil o que está oculto por quaisquer circunstâncias.
ARBITRAMENTO – é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico e objetivo, sem deixar nenhuma sombra de duvidas que aquele é o melhor para a lide.
MENSURAÇÃO – é o ato de quantificação física de coisas, bens, direitos e obrigações, fazendo com que os mesmos sejam sempre a expressão da realidade.
AVALIAÇÃO – é o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas, sempre levando em consideração as diversas variáveis que fazem parte do processo.
CERTIFICAÇÃO – é o ato de atestar a informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito-contador conferindo-lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional.
Desta forma, numa perícia contábil, o perito pode utilizar-se de um ou mais procedimentos, buscando fundamentar as conclusões a que chegará, fazendo com que o seu trabalho tenha sempre condições de ser provado e demonstrado em qualquer situação.
PERÍCIA e AUDITORIA
Perícia tem por objetivo a produção de prova pericial, visando a justa solução do litígio;
Auditoria objetiva a emissão de um parecer sobre Demonstrações Contábeis.
AUDITORIA – CONCEITOS
A auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.
De acordo com a NBC TA200:
O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
AUDITORIA INTERNA E EXTERNA
A Controladoria Interna é responsável pela sistemática avaliação interna, contínua e independente, estabelecida dentro de uma entidade como uma forma de assistência. Seu objetivo é auxiliar os membros de uma organização no desempenho de suas responsabilidades. A auditoria Interna deve ser diretamente ligada à
...