PESQUISA SOCIAL
Por: tatiane2003 • 21/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.393 Palavras (10 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Polo Atibaia
Curso Serviço Social- 6º semestre
Bianca Martellota Capello RA: 7934693772
Eliane Aparecida Borguezam- RA: 415777
Tatiane Macedo Guerra-RA7986726917
Professora: Tutora à distância: Edilene Xavier Rocha Garcia
Agosto 2015
Atibaia-SP
Sumário
Introdução de Pesquisa em Serviço Social............................................................................03
Pesquisa Social e sua Importância....................................................................................04/05
Gravidez na Adolescência..................................................................................................06/08
Atuação do Profissional do Serviço Social.......................................................................09/10
Cronograma da pesquisa........................................................................................................11
Conclusão.................................................................................................................................12
Bibliografia..............................................................................................................................13
INTRODUÇÃO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
O presente trabalho ira abordar temas como; a grande importância da pesquisa social na contemporaneidade para a área do Serviço Social e seus requisitos de desenvolvimento. Os conceitos e os diferentes tipos de pesquisa, etapas e métodos relacionados à pesquisa social, suas concepções teóricas como norteador em um projeto de pesquisa e a importância do planejamento dentro de cada etapa.
As problemáticas encontradas pelo assistente social em sua atuação e as propostas necessárias a ser desenvolvida para solucionar tais, bem como a seriedade de elaborar uma pesquisa e potencializar seus resultados.
Abordaremos a problemática escolhida para este, que é a gravidez na adolescência, falaremos sobre causas, riscos e atuação do assistente social frente a está questão social, que envolve um contexto juntamente com o Estado, família e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
PESQUISA SOCIAL E SUA IMPORTÂNCIA
Em todas as profissões é necessário se reciclar, atualizar, acompanhar as transformações que ocorrem a todo o momento. Estas mudanças acontecem porque a cada instante o mundo nos proporciona um leque de situações diferentes a serem enfrentadas.
No Serviço Social as demandas de dificuldades a partir das expressões da questão social mudam conforme o andar da sociedade, assim é preciso saber lidar com as surpresas que aparecem e saber direcionar da melhor forma possível.
A Pesquisa Social na área do Serviço Social atualmente possui uma grande importância, pois esse instrumento colabora na aprimoração entre teoria e pratica. Instrumento de trabalho que aplicado à metodologia cientifica proporciona novos conhecimentos na área da realidade social. A metodologia cientifica nesse caso viabiliza o estudo de métodos para a realização da atividade proposta, é um conjunto de conhecimentos e recursos utilizados para a pesquisa e elaboração de tal.
A pesquisa social e a função do assistente social perante a área das ciências humanas e sociais é a construção dos diferentes diagnósticos em relação à conservação e conhecimento na pratica do profissional. No caso do Assistente Social o rompimento do conservadorismo no inicio do Serviço Social e a qualificação dos profissionais na atualidade.
Assim o papel da pesquisa social não é simplesmente e tão somente fornecer dados para outros profissionais atuarem por si só, assim os profissionais do Serviço Social não ficam atrás de suas mesas vendo os fatos acontecerem, esses profissionais ganharam uma postura diferente, critica interventiva e atuante.
De primeiro instante é valido reforçar a relevância da pesquisa social para esses profissionais com condutas interventivas no campo do serviço social, a pesquisa é realizada para gerar conhecimentos e a partir desses novos conhecimentos desenvolverem possibilidades de mudanças. Não basta somente o ato da pesquisa se ela não trouxer nenhum beneficio para a sociedade, pois o próprio nome já diz pesquisa social, voltado para o social.
Dentro da pesquisa é possível aplicar métodos quantitativos e/ou qualitativos, é de extrema importância ter o foco do objeto de investigação, saber qual é o caso de estudo e como chegar ate ele para obter informações para possíveis mudanças.
Tendo sempre em vista de que estamos em constante dinamismo, os fatos mudam e as formas de se bordar também, a pesquisa traz um fator importante, ela faz a ruptura com o senso comum e concebe um novo conhecimento, simplesmente desconstrói a vista de algo baseado no senso comum e constrói tudo novamente a partir de outra visão.
Assim uma pesquisa é um procedimento de construção de conhecimento do qual visam dois propósitos; obter novos conhecimentos e assegurar ou não um conceito já efetivo.
A partir desses propósitos, no decorrer de uma pesquisa social temos um proveitoso trajeto de aprendizagem do qual é realizado em uma via de mão dupla, pois oferece privilegio para aquele que desenvolve e para aqueles que iram receber (a sociedade).
Quando existe um problema é necessário enfrentá-lo, a partir da identificação do problema o método a ser utilizado como conseqüência se baseia nas tendências e é desenvolvido por entendimentos pautados nas teorias relacionadas a tal enfrentamento. No Serviço Social a base de trabalho é muito similar, é através da pesquisa que novas orientações e decisões são realizadas em prol da sociedade e do bem estar comunitário.
Visando o enfrentamento e rompimento da necessidade de dependência de benefícios, o assistente social trabalha com a demanda de praticar a autoconfiança e a independência daqueles que os procuram. Trabalhar junto com eles que as necessidades são passageiras e a dependência daqueles benefícios é uma fase e logo ira passar, de forma que o cidadão vai se emancipando não necessitando mais participar de programas. É uma barreira da qual é primordial empenhar-se para que o cidadão siga por si só, motivando sua independência.
...