PLANEJAMENTO DE AÇÕES DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
Por: Gisele Santos • 3/12/2019 • Projeto de pesquisa • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 524 Visualizações
PLANEJAMENTO DE AÇÕES DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
1 – Informações Gerais
UF: SP Município: Araras
Meta pactuada: 200
Valor do Cofinanciamento Federal: R$ 59.729,00
Saldo Acessuas Trabalho (em 05/2019) R$ 57.638,50
Nível de Gestão: Básica
Período de Execução: Janeiro 2020 a janeiro 2021
Técnico de Referência do Acessuas Trabalho no Município: Gisele C. Januário Santos - Assistente Social - Coordenadora do Programa.
Telefone: (19) 35431700
- mail: suportetecnico@araras.sp.gov.br
2 – Oferta Acessuas
- EXECUÇÃO DO PROGRAMA:
A execução do Programa Acessuas no município ocorrerá de forma direta por equipe técnica municipal.
Local de oferta: Equipamentos da Assistência Social, sendo: CRAS Brasílio Penteado de Castro, CRAS Irmã Annadora Sironi, CRAS José Ometto, CREAS e as Organizações da Sociedade Civil – OSCs, referenciadas aos CRAS e que executam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -SCFV.
Periodicidade das oficinas: Semanal
Quantidade de encontros: Oficinas de 08 encontros.
Quantidade de participantes: até 25 participantes.
Temas que serão abordados:
- Desenvolvimento de habilidades: autoconhecimento, autonomia e projeto de vida.
- Orientações sobre o mundo do trabalho: Conceito de trabalho, o trabalho como direito e as questões voltadas ao mundo do trabalho (questão social, relações de poder, aspectos legais, entre outras).
- Formas de inserção: Empreendedorismo Social, empreendimentos econômicos solidários, cooperativas e o mercado formal de trabalho (currículo, entrevista de emprego, dinâmicas de grupo e apresentação pessoal).
- Vivência profissional: Relações de trabalho.
- Mapa de oportunidades: Construção de mapas locais de oportunidades
Parceiros que serão mapeados: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Serviço Social da Indústria – SESI, Associação Comercial Industrial de Araras – ACIA, Empresas do município, Agências de emprego e OSCs que executam o Programa Sócio Aprendizagem.
Secretarias Municipais: (Agricultura, Educação e Desenvolvimento Econômico).
- EQUIPE:
A equipe que executará o programa é composta por: um coordenador (Assistente Social), um Técnico de Nível Superior (Assistente Social) e um Técnico de nível médio (auxiliar administrativo).
Sendo eles: Coordenadora: Gisele C. Januário Santos
Técnico de Nível Superior: Cristiane Carrascosa Mastellaro
Técnico de Nível Médio: Thaís Domaradzki Santana.
c) ESTRUTURA:
As oficinas serão executadas nos CRAS, CREAS e nas OSCs referenciadas aos equipamentos. Possuem estrutura física adequada para execução dos eixos do Programa, contam com salas para as atividades coletivas, individuais e reuniões de equipe, iluminação, ventilação, além de condições de higiene adequadas e recursos de informática necessários.
O Planejamento das ações do Programa será realizado na Secretaria de Assistência Social pela comissão formada por coordenadoras de CRAS e a equipe que executará o Programa, possui uma sala compartilhada, com um armário para arquivamento, duas mesas, dois computadores e uma sala de reunião.
- MONITORAMENTO:
O monitoramento se dará de forma contínua, com o objetivo de identificar dificuldades vivenciadas pelos usuários desde a acolhida para participação do programa, durante os encontros, como também após o término do programa. Pretende-se desta forma, criar estratégias de superação das problemáticas apresentadas, buscando a eficácia e eficiência do programa no município. Utilizaremos como instrumentais para o monitoramento e avaliação: relatórios técnicos, diálogo entre as equipes ACESSUAS PAIF/PAEFI e OSCs, reuniões periódicas com os parceiros, atendimentos individualizados, encaminhamentos e visita domiciliares.
- CAPACITAÇÃO:
O processo de capacitação antecederá o início da execução do programa, será direcionado as equipes técnicas dos equipamentos da Assistência Social e parceiros, além da equipe do Acessuas. A capacitação tem como objetivo qualificar os profissionais para o atendimento/acompanhamento do público prioritário da Política de Assistência Social.
A equipe do ACESSUAS pretende realizar visita técnica ao munícipio de Mogi Mirim – SP, o mesmo já executou o Programa apresentando resultados efetivos. Planeja-se também, buscar capacitação nos temas relacionados à economia solidária e empreendedorismo.
3 – Descreva, entre 5 a 10 linhas, as ações previstas para cada eixo do Programa Acessuas Trabalho em 2019.
a) Eixo “Identificação e sensibilização dos usuários”:
Realizar reuniões com as equipes técnicas dos serviços da Assistência Social para apresentação do programa, pois eles serão os responsáveis pela identificação e sensibilização dos usuários para o programa, através de atendimentos individualizados e coletivos, acolhida, escuta qualificada, busca ativa responsável e articulação com serviços que compõem a rede socioassistencial e intersetorial.
...