POLITICA SOCIAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: ENTRE A INOVAÇÃO E O CONSERVADORISMO
Por: santosfeeer • 11/11/2018 • Trabalho acadêmico • 560 Palavras (3 Páginas) • 320 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DA AMAZÔNIA
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Paula silva
POLITICA SOCIAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: ENTRE A INOVAÇÃO E O CONSERVADORISMO
Ananindeua-PA
2018
1-Mesmo que o sentido de reforma tenha tomado trajeto diferente, tanto na tradição marxista, como para a socialdemocracia, por que o Welfare State é considerado, de certa forma, uma reforma. E com isso ocorreu no brasil ?
O welfare state foi claramente uma reforma de uma tentativa temporal em geopoliticamente situada de combinar acumulação e diminuição dos níveis de desigualdade com alguma distribuição de renda, e isso ocorreu no Brasil através do ponto de vista da reforma democrática solapando a possibilidade política que limitaria as reformas de maneira mais profunda no país que Possivelmente muitos poderiam ultrapassar os próprios limites da socialdemocracia.
2- Construa o pensamento de Coutinho apud Behring, acerca da reforma neoliberal ocorrida no Brasil?
Reformismo neoliberal traz em si uma forte incongruência entre o discurso da chamada reforma e a política econômica que argumentar-se que o problema estaria localizado no estado e que tinha que reforma-la para novas requisições e reduzindo o custo, quanto estado político econômico corria acelerarmente os meios de financiamento do estado brasileiro que através da ordem internacional tinha que deixar o país para que o mercado financeiro tenha uma forma esforço para reduzir os custos das dívidas externas e internas.
3- Explique como se processou a reforma neoliberal no Brasil?
Se dá no Brasil com a chegada do governo de Fernando Collor, por ocasião da eleição em 1989, o neoliberal passou a orientar a política econômica que levaria o Brasil a modernidade, já alcançado pelos países desenvolvidos. Tais mudanças foram ainda mais profunda a partir de 1990 da eleição de Fernando Collor apesar de algumas condições gerais que precede nos anos de 1990 registrou o crescimento econômico fraco a crise dos anos de 1980 e as marchas do processo de democratização do país
4- quais os argumentos usados pelo governo neoliberal para justificar as privatizações no Brasil?
Atrair capitais para reduzir a dívida externa reduzir a dívida interna obter preço mais baixos para os consumidores melhorar a qualidade dos serviços e atingir a eficiência econômica das empresas que estiveram sendo ineficiente nas mãos do Estados. Os recursos captados com o processo de privatização deveriam servir para diminuir a dívida pública (toda as dívidas do setor público, incluindo governo (federal, estadual e municipal) e empresas estatais, com empréstimos e emissões de títulos de dívida negociados a prazo e juros definidos .
5- O que significa a expressão “estado forte”?
Estado forte é capacitado e ativo na promoção do interesse público e quando um depende do outro favorecendo a relações da economia do mercado.
6- Explique o programa publicização que ocorreu no Brasil ?
Foi uma expressão na criação das agências executivas e das organizações sociais, bem como da regulamentação do terceiro setor para execução de políticas públicas.
7- como passarem a ser concebido as políticas públicas no Brasil, sob a ótica neoliberal?
Através do programa de publicização, pois foi conduzida e tendo um impacto pifio em termor de aumento a capacidade de implementação eficiente de políticas públicas.
...