PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
Por: marisa321 • 23/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.525 Palavras (11 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03
2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................04
3.CONCLUSÃO.........................................................................................................08
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................09
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho põe em cena a importância do processo de trabalho do Assistente Social enquanto intervenção articulada à perspectiva da emancipação dos sujeitos. A reflexão sobre o processo de trabalho e o Serviço Social traz grandes
desafios, pois em sua história recente essa profissão sofreu profundas transformações, as quais, por sua vez, repercutiram no cotidiano das práticas profissionais. É com a prática profissional que o assistente social exercita sua profissão e demonstra se construiu os conhecimentos necessários que farão dele um bom profissional. Assim, podemos entender como a relação teoria x prática acontece e como uma se alimenta da outra possibilitando uma construção profissional coerente.
Portanto, há, na verdade, uma relação íntima entre teoria e prática, pois na primeira define a intencionalidade da prática profissional, constituindo nisto uma unidade dialética, aberta e rica (LOPES, 2008. P. 34).
As tendências da pesquisa no Serviço Social mediante ao contexto do conselho Nacional de desenvolvimento cientifico e tecnológico, a partir dos dados levantados pelos representantes do serviço social no comitê de assessoramento constitui-se a inquestionável relação entre á pesquisa, a produção do conhecimento a pós-graduação a vinculação das pesquisas as múltiplas demandas historicamente determinadas pela sociedade capitalista, e as novas tendências da CNPq que demonstre pertinência com o Serviço Social a educação e popularização de ciência e tecnologia.
Este artigo vem nos mostrar como está a demanda do profissional de serviço social e quais os caminhos que devem percorrer para alcançar seus objetivos de trabalho. Um dos principais caminhos neste processo de trabalho está voltado à pesquisa através das estatísticas, bem como nos programas e políticas publicas, enfocando as atribulações profissionais e os instrumentos a serem utilizados nos vários espaços de atendimento.
O trabalho também irá descrever as principais informações disponíveis no Tabela I, e elaborando uma análise crítica e criativa de proposição do uso da comunicação popular e comunitária sucinta das principais informações disponíveis.
O método de pesquisa utilizada para a realização deste trabalho foi a Pesquisa Bibliográfica, cujo desenvolvimento foi por meio de estudos de pesquisas já realizados de vários autores.
2. DESENVOLVIMENTO
As autoras destacam neste artigo a importância de os pesquisadores do Serviço Social investirem na indexação dos periódicos. Sugerem a criação de uma Revista Nacional dos Programas de Pós-Graduação que seja indexada e apresentam o exemplo da revista Serviço Social & Sociedade, um periódico clássico do Serviço Social brasileiro, que tem investido esforços a fim de se tornar indexado.
Tais estratégias são apontadas como caminhos úteis para que os pesquisadores da área aperfeiçoem o canal de comunicação com a comunidade científica nacional e internacional. O artigo apresenta um quadro analítico da pesquisa em Serviço Social, bem como o papel que agências como a CAPES e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desempenham no sentido de analisar os rumos da pós-graduação brasileira e traçar diretrizes que possibilitem avançar na produção do conhecimento. (Cristiano Guedes Universidade de Brasília, Brasília, Brasil. ANIS: Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, Brasília, Brasil.)
Objetivo e metodologia.
O objetivo do texto mediante ao que foi solicitado no trabalho é trazer uma reflexão sobre a particularidade histórica, pesquisa em Serviço Social, produção de conhecimento, prática , marcos históricos recentes e relevantes, na pós-graduação dos profissionais de serviço social que atuam em projetos e programas sociais nas redes publicas e privadas. Existe uma tendência em aceitar, e que produzir conhecimento é competência.
Dentro das informações contidas no texto os recursos metodológicos utilizados foram pesquisa cientifica. A partir dos dados levantados pelos representantes do serviço social no comitê de assessoramento constitui-se a inquestionável relação entre á pesquisa, a produção do conhecimento e a pós-graduação a vinculação das pesquisas as múltiplas demandas historicamente determinadas pela sociedade capitalista e as novas tendências de CNPq que demonstre pertinência com o Serviço Social a educação e popularização de ciência e tecnologia, pois a pesquisa, a produção de conhecimento e a pós‑graduação andam juntas.
Analise Descritiva
A pesquisa na área do Serviço Social ganhou destaque com debates e produções a partir do movimento de conceituação, através do processo de questionamento da atuação dos assistentes sociais frente às mudanças societárias, exigindo um novo perfil profissional. O Serviço Social enquanto profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho, situando-se no processo de reprodução das relações sociais, aliado a capacidade de construir conhecimento e de estabelecer um olhar crítico da realidade, fazem da pesquisa instrumento de fundamental importância para desvelamento das demandas sociais.
...