PROJETO LIXO
Ensaios: PROJETO LIXO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sileneee • 5/5/2014 • 891 Palavras (4 Páginas) • 338 Visualizações
SEPARAÇÃO DO LIXO NA ESCOLA
SEPARAÇÃO DO LIXO NA ESCOLA
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Economia e responsabilidade socioambiental.
Orientador: Prof: Valquiria Gasparotte
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1 - Título: Separação do Lixo na Escola
1.2 - Local: Escola de Educação Básica La Salle
1.3 - Município: Serra Alta – SC
1.4 - Público alvo: Alunos da 1ª série do Ensino Médio
1.5 - Responsável pela elaboração e execução do projeto: Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.
1.6 - Inicio do projeto: Fevereiro/2010 e término do projeto: Junho/2010
2. APRESENTAÇÃO
Com este projeto pretende-se estimular a mudança da prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a coleta e reciclagem de lixo.
Com esse intuito, o projeto será aplicado no período de fevereiro/2010 à junho/2010, na Escola de Educação Básica La Salle, com os alunos da 1ª série do Ensino Médio, com a supervisão feita pelo Professor de Biologia.
Espera-se com esse projeto, manter a organização e a preservação da escola e fazer com que os alunos estimulem e repassem aos demais, que lugar de lixo é no lixeiro, e que aprendam a fazer a separação do mesmo, assim deixando a escola sempre limpa e com um ambiente agradável.
3. JUSTIFICATIVA
Quando se fala em lixo, já nos vem a cabeça, sujeira, imundice e ainda outras coisas inúteis e sem valor. Por isso da implantação desse projeto, pois a coleta seletiva de lixo pode ser um eficiente instrumento pedagógico multi e interdisciplinar para a obtenção de novas posturas e mentalidades de nossa espécie com o planeta.
Assim, podemos dizer que a coleta seletiva e a reciclagem do lixo é antiga e que a atual propaganda e divulgação de sua prática está ligada a interesses públicos e privado e, também, à nova consciência sobre as questões ambientais. De uma prática artesanal dos antigos ambulantes, hoje ela faz parte de programas governamentais, como bandeira de luta da ecologia. (SCARLATO; PONTIN. 1998, p. 58)
A importância desse projeto justifica-se pela atitude que os alunos estão tendo com o lixo da escola.
Para colocar esse tipo de ação em prática depende-se basicamente da conscientização de cada aluno para que tudo isso não fique só no papel, mas que levem também essa ação para suas casas e sua comunidade.
Ensino e educação ambiental são atualmente duas áreas ligadas não só às escolas mas também a instituições como empresas, igrejas, associações de bairros e clubes, etc. , que estão sempre elaborando cursos e campanhas sobre ecologia. É igualmente comum que as escolas tenham programas e atividades extra-classes visando ao ensino da matéria. (SCARLATO; PONTIN. 1998, p.109)
A escola, como instituição voltada à produção do saber crítico, que deve refletir e agir no sentido de mobilizar as pessoas em prol do ambiente. Hoje, mais do que nunca, professor e escola devem incluir no interior de seus programas temas ligados à crise ambiental.
4. OBJETIVO GERAL
• Separação do lixo na Escola, para que assim o aluno aprenda na escola e passe a fazer isso em outros locais também.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Preservar o ambiente em que vivemos;
• Reconhecer a importância da reciclagem do lixo e conhecer formas de participação
...