PROJETO SER GESTANTE
Por: Wil Dinha Barros • 29/5/2018 • Projeto de pesquisa • 536 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
PROJETO SER GESTANTE
INTRODUÇÃO
FOI UM PROJETO QUE ATENDEU GESTANTES DE TODAS AS FAIXAS ETARIAS PROMOVENDO ACOLHIMENTO E APOIO NO MOMENTO DELICADO DE SUAS VIDAS. ATENDENDO PRINCIPALMENTE GESTANTES E ADOLECENTES NO MUNICÍPIO, COM A PREOCUPAÇÃO COM UM NÚMERO DE GRÁVIDAS .
O CENTO DE REFERENCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL (CRAS)CONVIDOU GESTANTES E FAILIARES PARA PARTICIPAR DE GRUPOS COM TEMAS TRATADOS QUE EMERGIRAM SEUS PARTICIPANTES GIRANDO EM TORNO DO MOTIVO CENTRAL OS GRUPOS TRATARAM NAS SUAS CONVERSAS ,SOBRE AS MODIFICAÇÕES E OS DESCONFORTOS DA GESTANTE E DA LACTANTE ,O TRABALHO DE PARTO O SER MÃE,SER PAI, OS CUIDADOS COM A CRIANÇA PEQUENA ,O TRABALHO CORPORAL NA GRAVIDEZ ,PARTO E PÓS- PARTO.
A PROPOSTA DO PROJETO FO UNIFICAR AS REGRAS PARA A OFERTA QUALIFICADA DO SERVIÇO DE CONVIVEÑCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS QUE VISA EQULIZAR ,UNIFORMIZAR A OFERTA DE ACORDO COM A DEMANDA, LOCAL GARANTINDO SERVIÇOS CONTINUADOS E PONTENCIALIZANDO A INCLUSÃO DOS USUÁRIOS IDENTIFICADOS NAS SITUAÇÕES PRIORITÁRIA.
O PROETO FORNECEU U TRABALHO VOLTADO A ATENÇÃO E SOCIALIZAÇÃO ÁS GESTANTES E SUAS FAMÍLIAS NO CRAS CHATUBA NO MUNICÍPIO DE MESQUITA RJ. É NESSE SENTIDO QUE FOI IMPLANTADO NO PROJETO UM TRABALHO PEVENTIVO QUE QUE ATENDEU GESTANTES E ADOLECENTES,CRIANÇAS E FAMÍLIAS. O PROJETO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE DIVERSAS AÇÕES QUE BUSCARAM O RESGATE DA CIDADANIA E A VALORIZACÃO CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA.
DESENVOLVIMENTO
FORAM PROMOVIDOS O ACOLHIMENTO E APOIO NESTE MOMENTO DELICADO NA VIDA DA GESTANTE FACILITANDO O ENTENDIMENTO DE SUAS TRANSFORMAÇÕES ,BUSCOU TRAZER PARA UM ALTO NIVÉL DE CONCIENCIA E MATURIDADE O QUE SE PASSA DENTRO E FORA DO SE CORPO, ENVOLVENDO O SEU LADO EMOCIONAL, O FISÍCO EO SOCIAL.
REALIZOU DE UMA FORMA HARMONICA A DIFÍCIL TAREFA DE SER MÃE. SEMPRE QUE UM BEBE ESTÁ SE DESENVOLVENDO,SE PREPARANDO PARA NASCER,ESTA DUPLA GESTAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE UM VÍNCULO EFETIVO E SAUDÁVEL ENTRE MÃE E BEBE.
* FORAM PROMOVIDOS TROCAS SE EXPERIENCIAS,EMOÇÕES E IDÉIAS.
*OPORUNIDADES DE TRABALHOS DE GERAÇÃO DE RENDA
*ESTIMULAR UM VINCULO AFETIVO E SAUDAVEL ENTRE MÃE E BEBE
* FORAM OUVIDAS E ORIENTADAS EM OUTRAS QUESTÕES QUE SURGIRAM AO LONGO DO PROCESSO.
FOI DESTINADO Á GESTANTES DE NO MÁXIMO 5(CINCO)MESES DE GESTAÇÃO E IDEPENDENTE DA IDADE DA MÃE,DESDE QUE A MESMA SE ENCONTER EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. NO PROJETO AS PARTICIPANTES TIVERAM ORIENTAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DE COMO PROCEDER COM O CUIDADO DO RECÉM NASCIDO,ALÉM DE TER ACOMPANHAMENTO SEMANAL COM PSICOLOGO E DE ASSISTENTE SOCIAL. ONDE FORAM ATENDIDAS INDIVIDUALMETE. OS ENCONTROS OCORRERAM SEMANALMENTE DAS 8H ÁS 11H ÁS QUARTAS FEIRAS.
CONCIDERAÇÕES FINAIS
AO FINAL DE CADA ENCONTRO OUVE UMA AVALIAÇÃO ENTRE AS EQUIPES DE COORDENAÇÃO EAS GESTANTES.
TIVEMOS PARCERIAS DA SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL
SECRETARIA DE SAÚDE
CRAS
CREAS
CLINICA DA FAMÍLIA
PSF EDSON PASSOS
OS RESULTADOS PARCIAIS FORAM ALCANÇADOS DE MA FORMA QUALITATIVA AUMENTANDO ASSIM A DEMANDA DO GRUPO EM MELHORAR A AUTO ESTIMA, AMENTO NO NÍVEL DE INFORMAÇÃO E MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE.
ESSE PROJETO FOI DE GRANDE VALIA PARA O MUNICIPIO DE MESQUITA NO CRAS DA CHATUBA MELHORANDO ASSIM A QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DAS GESTANTES E ADOLECENTES DAQUELA LOCALIDADE DE ALTA VULNERABILIDADE.
...