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Paulo Freire

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Por:   •  9/9/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

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É Freire coloca a educação como um espaço privilegiado para desenvolvimento da consciência crítica nas sociedades do terceiro mundo, onde os indivíduos se encontram em uma quase ‘aderência' ou ‘imersão' na realidade objetiva. A ‘cultura do silêncio', oriunda dos impactos das transformações econômicas, começa a ser ‘rachada' e a consciência intransitiva começa a marchar para a transitividade impulsionada pelas contradições. Este é o momento fundamental para se iniciar um processo educativo caracterizado pelo diálogo para impulsionar as classes oprimidas a compreender criticamente sua realidade. Neste contexto, Freire não admite a transferência de um conhecimento ‘neutro' mistificador em prol das classes que possuem a ciência e a tecnologia sob o seu comando. Pela conscientização, os avanços econômicos, científicos e tecnológicos passam a ser vistos como o natural desenvolvimento humano.A nova cultura que vai nascendo, tendo como base a velha, precisa ser permanentemente analisada. Para Freire, a conscientização é um esforço através do qual a consciência intransitiva é levada a perceber o mundo objetivo e social, a receber o conhecimento e a recriá-lo, pois o processo de conhecimento implica a constante ação e reflexão sobre a realidade. A conscientização é o desenvolvimento crítico da tomada de consciência e comporta ir além da fase espontânea da apreensão até chegar a um nível onde a realidade se torna objeto cognoscível. Neste processo, o sujeito assume a posição epistemológica da procura de conhecer. É um processo de conhecimento que se realiza na realização dialética homem- mundo. Ela não pode existir fora do ato de agir-refletir. A conscientização tem por fim descortinar as situações-limites nas quais os temas são bloqueados a fim de que sejam desmistificados. Este processo torna possível uma visão crítica sobre os mesmos. Pela conscientização, faz-se oposição ao pensar ingênuo, cuja meta é agarrar-se ao espaço garantido, ajustando-se a ele. Permite o florescer do pensar crítico, que procura não dicotomizar a ação, e reconhece ser possível haver entre dois indivíduos uma inquebrantável solidariedade. Esta forma de pensar faz o indivíduo perceber que a realidade é um processo em constante devenir, que banha-se permanentemente de temporalidades, cujos riscos não teme. Nesse sentido, diz Freire, é falsa a compreensão de que a consciência é puro reflexo da objetividade material. É preciso rejeitar, também, o entendimento de que à consciência se pode conferir um poder determinante sobre a realidade concreta.

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