Pequeno Dicionário de conceitos na concepção de Marx - Serviço Social
Por: Sil Kaiala • 22/5/2018 • Trabalho acadêmico • 347 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Pequeno dicionário de conceitos, com as seguintes categorias:
Alienação:
Processo histórico-social no qual o produto do trabalho humano torna-se independente, se autonomiza, escapando ao controle racional e virando-se contra seu criador. É quando o indivíduo não se reconhece no que faz, quando o trabalhador não se apropria do que é produzido, se desumaniza.
Conhecimento
Um conhecimento (um saber) é o resultado do ato de conhecer. Conhecer é ser capaz de formar a ideia de alguma coisa, é ter presente no espírito. O saber indica um conjunto articulado e organizado de conhecimentos.
Filosofia
Se caracteriza por formular perguntas críticas e radicais acerca do sentido da vida, do ser humano, da sociedade, da história e do papel do sujeito nela.
Fundamentos Ontológicos do Ser Social
O fundamento ontológico do ser social é o trabalho - É ele que permite o desenvolvimento de mediações que diferencia o ser social de outros seres da natureza, pois através da teleologia o ser social projeta e planeja ações antes de realiza-la.
Mediação
A mediação é uma das categorias centrais da dialética, inscrita no contexto da ontologia do ser social e que possui uma dupla dimensão: ontológica - que pertence ao real, e reflexiva - elaborada pela razão, para ultrapassar o plano da (aparência) em busca da essência, ou seja, é mediar o real e o pensar.
Ontologia
A ciência que estuda o ser humano. A palavra é formada através dos termos gregos ontos (ser) e logos (estudo, discurso).
Práxis
É a atividade humana prático-crítica, que nasce da relação entre o homem e a natureza. Na medida em que atua sob a natureza, transformando-a, produz e transforma a si mesmo.
Realidade
Aquilo que existe. Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela filosofia, ciência ou qualquer outro sistema de análise.
Ser social
O ser social é aquele tem capacidade de se relacionar com outras pessoas, além de viver e se objetivar na vida cotidiana e, na atualidade, numa sociedade dividida pela relação de classe. O ser social se diferencia dos animais pela sua capacidade de transformar a própria natureza, de tal modo que ao transforma-la, transforma a si mesmo.
...