Pesquisa qualitativa
Por: Tatiane201 • 2/12/2015 • Projeto de pesquisa • 1.924 Palavras (8 Páginas) • 205 Visualizações
ATIVIDADES DE ESTUDO E REVISÃO PARA VA3
Roteiro
A - PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS
- Quais os dois procedimentos de coleta de dados mais usados em pesquisa qualitativa?
R: Observação e entrevista.
- Qual a vantagem da técnica da observação? E o que o pesquisador pode descobrir com ela?
R: A observação pode assumir várias formas e é, ao mesmo tempo, a mais antiga e a mais moderna das técnicas de pesquisa, incluindo desde as experiências mais casuais até os registros mais exatos.
O pesquisador pode descobrir como algo efetivamente funciona ou ocorre.
- Há várias técnicas de observação. Em que consiste a “não controlada”? Quais são as suas duas modalidades?
Observação não controlada participante:
É o procedimento no qual o pesquisador se faz passar como um membro do grupo.
Observação não controlada não participante:
É o tipo de observação que procura, ao contrário da participante, em se abster de intervenções no campo, de modo que o comportamento e as interações prosseguem como prosseguiriam sem a presença do pesquisador
- O que é a técnica de observação não controlada participante? Nela o pesquisador tem que desempenhar as mesmas funções do grupo? Por quê?
R: É o tipo de observação que procura, ao contrário da participante, em se abster de intervenções no campo, de modo que o comportamento e as interações prosseguem como prosseguiriam sem a presença do pesquisador.
- Quais são as três fases da observação não controlada participante?
- Observação descritiva: no início, cuja função é fornecer ao pesquisador uma orientação para o campo de estudo e propiciar a compreensão da complexidade do campo, ao mesmo tempo em que formula questões de pesquisa mais concretas;
- Observação focal: na qual a perspectiva restringe progressivamente aqueles processos e problemas que se mostrem mais relevantes para a questão em pesquisa;
- Observação seletiva: ocorre próximo ao final da coleta dos dados, e nada mais é do que a verificação das evidências das práticas e processos observados na etapa anterior
- Qual a desvantagem desse instrumento de pesquisa?
R: À medida que o pesquisador se torna um membro do grupo pesquisado, ele restringe sua amplitude de ação enquanto assume determinada posição dentro desse grupo, como, por exemplo, um círculo de amigos, o que coloca em risco a objetividade;
- Em que consiste a observação não controlada não participante?
R: É o tipo de observação que procura, ao contrário da participante, em se abster de intervenções no campo, de modo que o comportamento e as interações prosseguem como prosseguiriam sem a presença do pesquisador.
8) Quais os pontos positivos e negativos desse tipo de observação?
- A forma de como delinear ou selecionar situações observáveis, nas quais o problema em estudo torne-se realmente visível.
- Não havendo a possibilidade de observação de um dia inteiro, é necessário selecioná-las. Como conseguir encontrar aquelas situações, nas quais se possa presumir a ocorrência, ao mesmo tempo, de atores relevantes e atividades interessantes e situações que sejam as mais diferentes possíveis uma das outras?
9) Como o pesquisador documenta a observação realizada? O que ele utiliza?
- Bloco de notas - onde o pesquisador anota as respostas do informante;
- Gravador de voz ou de vídeo.
10) Em que consiste a técnica da entrevista?
R: Uma das principais técnicas de coleta de dados qualitativos, a Entrevista, consiste no diálogo entre o pesquisador e o informante, com o objetivo de colher dados relevantes para a pesquisa em andamento.
11) O que é a entrevista semi-estruturada? Neste tipo de entrevista o pesquisador emite sua opinião sobre as informações do entrevistado?
R: Na entrevista semi-estruturada, o investigador tem uma lista de questões ou tópicos para serem preenchidos ou respondidos, como se fosse um guia. A entrevista tem relativa flexibilidade.
12) Quais os requisitos do pesquisador?
R: Esta escolha vai depender das estratégias fixadas anteriormente em função de aspetos diversos relacionados aos objetivos de pesquisa. Por exemplo: a escolha pode recair sobre figuras de atuação destacada em relação ao tema ou sobre aqueles aos quais se tem maior facilidade de acesso. No caso, o importante é que a escolha seja feita anteriormente e a partir de critérios que atendam o mais diretamente ao problema pesquisado.
13) O que o pesquisador deve preparar antes de realizar a entrevista?
R: Escolhidos os informantes, faz-se necessário entrar em contato e procurar obter deles o acordo em participar da pesquisa. Tal contato é fundamental pelo fato de se constituir em um primeiro momento de avaliação recíproca. Sendo possível, esse contato deve ser feito por carta, na qual o pesquisador informa o informante acerca do trabalho desenvolvido e da relevância de seu depoimento para a pesquisa, sugerindo, em seguida, uma primeira conversa.
14) Fale sobre o 1º encontro com o informante? O que o pesquisador deve informar a ele?
R: Nesse primeiro encontro, agendado anteriormente, o pesquisador deve explicar o trabalho e o método utilizado, além de colocar o informante inteiramente a par dos propósitos do encontro, procurando ressaltar a seriedade e as intenções da pesquisa. O importante nesse primeiro encontro é que o pesquisador:
- Deixe claro ao informante que o seu depoimento é de grande relevância no contexto da pesquisa e que há grande expectativa e satisfação em ouvi-lo;
- Mostre franqueza na descrição dos propósitos, do trabalho e na condução da entrevista e jamais tente forjar uma imagem de si mesmo que não corresponda à prática efetiva;
- Evidencie o respeito que se nutre pelo informante,enquanto sujeito produtor de significados.
15) Que instrumentos são usados para se documentar a entrevista?
R: Seja qual for a modalidade de observação utilizada em uma pesquisa, os meios de controle dos dados são relativamente poucos. Portanto, o pesquisador precisa utilizar-se de vários meios para registrar e sistematizar os dados coletados em sua experiência.
...