Petróleo e suas composições
Artigo: Petróleo e suas composições. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julioisaac • 9/11/2013 • Artigo • 593 Palavras (3 Páginas) • 204 Visualizações
Petróleo e Suas Composições
Substância oleosa e inflamável, o petróleo é a principal fonte de energia na atualidade. O fato de ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fez com que esse combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo. Insolúvel em água e mais leve do que ela. Sua coloração varia entre pardo - escuro e negro e é encontrado em jazidas no subsolo da crosta terrestre. As maiores jazidas petrolíferas conhecidas e exploradas localizam-se principalmente nos Estados Unidos, México, Venezuela, Rússia (Cálcaso), Malásia (Bornéu) e particularmente no Oriente Médio (Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait). Ele é uma mistura complexa de hidrocarbonetos que, associada a pequenas quantidades de nitrogênio, enxofre e oxigênio, se encontra sob forma gasosa, líquida ou sólida, em poros e fraturas, em geral de rochas sedimentares. Nos depósitos encontram-se também água salgada e uma mistura de gases responsáveis pela pressão que provoca a ascensão do petróleo através de poços perfurados. O petróleo líquido é também chamado óleo cru para distingui-lo do óleo refinado, produto comercial mais importante. O gás de petróleo (gás natural) é uma mistura de hidrocarbonetos leves, enquanto as formas semi - sólidas são compostas de hidrocarbonetos pesados. Embora de pouca utilização em estado natural, o petróleo, quando refinado, fornece combustíveis, lubrificantes, solventes, material de pavimentação e muitos outros produtos. Os combustíveis derivados do petróleo respondem por mais da metade do suprimento total de energia do mundo. Tanto pela combustão direta quanto pela geração de eletricidade, o petróleo fornece iluminação para muitos povos do mundo. Seus subprodutos são também utilizados para a fabricação de tecidos sintéticos, borracha sintética, sabões, detergentes, tinta, plásticos, medicamentos, inseticidas, fertilizantes, etc. Por exigir vultosos investimentos iniciais e contínuos reinvestimentos, apenas companhias de grande porte asseguram o desenvolvimento da indústria petrolífera. Nos últimos anos, a busca de fontes alternativas tornou-se mais premente. Um dos motivos é ambiental: a cadeia produtiva do petróleo e seus derivados são extremamente agressiva ao meio ambiente, inclusive produzindo várias etapas, como na geração de energia elétrica e no consumo de combustíveis, emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. Outro motivo é a perspectiva de esgotamento, a médio prazo, das reservas hoje existentes.
Benefícios do Petróleo
Todo o plástico é feito do petróleo e o plástico é usado em quase toda parte, nos carros, nas casas, nos brinquedos, nos computadores e na roupa. O asfalto usado na construção de estradas é um produto petrolífero como é a borracha sintética nos pneus. A cera de parafina vem do petróleo, como fazem os fertilizantes, os inseticidas, os herbicidas, os detergentes, os registros de fonógrafo, a película fotográfica, a mobília, os materiais de empacotamento, as pinturas e as fibras artificiais usados na roupa, e no revestimento protetor de tapete. O hélio, o enxofre e outros materiais valiosos são produzidos dos poços de petróleo junto com o petróleo próprio.
Os benefícios do petróleo trouxeram benefícios inumeráveis à civilização
...