Plano de Estagio
Por: valquimar • 8/5/2017 • Trabalho acadêmico • 4.394 Palavras (18 Páginas) • 234 Visualizações
03
ANEXO I
Plano de Estágio II
1 – Identificação
a) Fernanda Almeida Souza, Ead01365815, 7º semestre 2016.
b) Instituição Campo de Estágio: CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Avenida Santos Drummond S/N, Cidade de Canudos-Ba.
c) Projeto no qual o aluno será inserido para a realização do estágio: CRAS, Prevenção de situações de Vulnerabilidade Social.
d) Nome do supervisor de Campo/CRESS nº: Elizângela Almeida e Santos, 9633-BA
e) Nome do Orientador acadêmico/CRESS nº: Elisandra Alves Reis, 6661-BA.
f) Período de realização do estágio: De 04/08/2016 a 27/10/2016
g) Dias e horários de estágio: Quinta-Feira e Sexta-Feira das 08h00min ás 12h00min e das 14h00min ás 16h00min.
h) Dias e horários reservados para a supervisão de campo. As Quintas-Feiras a partir das 15h00min.
2 – Justificativa
A instituição tem como objetivo a construção/reconstrução do resgate da cidadania das pessoas/famílias em situação de vulnerabilidade social, possibilitando a progressiva participação dos usuários e da sociedade organizadora na estrutura descentralizada, participativa e democrática no Município.
O Serviço Social tem um papel muito importante no desenvolvimento da instituição, pois tem como objetivo o compromisso de acolher, encaminhar e garantir os direito sociais aos usuários de acordo com suas necessidades.
De acordo com os relatos, visitas e denuncias a maior demanda no Centro de Referência de Assistência Social(CRAS) de nosso município é a vulnerabilidade social e extrema pobreza, que estão concentradas na zona rural e nos bairros com maior carência no município, se encontrando em condições sub-humanas, sem higienização e moradia digna adequada. Visitas domiciliares realizadas mostraram a existência de precariedades como falta de alimentação adequada, residências inacabadas, estrutura não adequada para a quantidade de pessoas vividas no local, famílias que ainda vivem em péssimas condições habitacionais sem unidade sanitária em grande número de residências.
3 – Objetivos
3.1 – Objetivo Geral: Inserir o/os acadêmicos em contato com a realidade Institucional, demanda e na política publica, proporcionando-lhe uma oportunidade de confrontar o teórico com a prática no campo de estágio. Tendo uma postura investigativa que permita identificar a problemática da demanda no município de Canudos/BA.
04
3.2 – Objetivos Pedagógicos:
- Possibilitar ao aluno a identificação do espaço de intervenção profissional;
- Possibilitar a aproximação do exercício profissional e sua importância para a população usuária do serviço social;
- Identificar as políticas sociais implantadas na instituição e sua importância para a instrumentalização do exercício profissional.
-Relacionar as expressões da questão social no município em que o aluno está inserido.
4 – Supervisão de Campo:
A supervisão de campo do Estágio Supervisionado II acontecerá nos dias de Quinta-Feira, quinzenalmente das 15h00min ás 16hmin.
A supervisão de campo é de grande importância para os acadêmicos, pois compreendemos o processo teórico e prática do profissional.
De acordo com os relatórios diários a supervisora de campo é de estrema relevância para o aluno no que se refere aos esclarecimento e duvidas tiradas.
Entretanto, serão realizadas reuniões em grupo com articulação teórica pratica a cerca das atividade.
5– Supervisão Acadêmica:
A orientação acadêmica do Estágio Supervisionado II acontecerá nos dias de quarta-feira, quinzenalmente das 19h00min ás 21h00min, vale resaltar que estes encontros aconteceram no polo.
Tendo como o objetivo orientar o aluno/estagiário mediante ao estágio, elaborado do plano de estágio, relatório e atividades a serem desenvolvidas no decorrer do estágio.
Entretanto, serão realizadas reuniões em grupo e individual com articulação teórica pratica a cerca das atividade.
6 – Avaliação:
A avaliação do Estágio Supervisionado II, realizado de forma contínua, será realizada no decorrer do projeto de forma interdisciplinar, analítica e crítica. As atividades serão realizadas em cumprimento aos preceitos éticos da profissão e também da instituição do campo de estágio. Buscando alcançar os objetivos de modo flexível, analisado no momento do estágio a postura ética apresentada, o compromisso ético, assiduidade diante de observações das atividades realizadas e presenciadas, habilidades para observação, organização e disposição para subsidiar a equipe na realização das atividades propostas. Proporcionando uma visão crítica respaldada em estudos teóricos e metodológicos, através de instrumentos técnicos operativos do Serviço Social.
____________________,_____/_____/___.
[pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6][pic 7]
05
ANEXO II – A
FICHA DE SUPERVISÃO DE CAMPO
Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social II Nome do aluno: Fernanda Almeida Souza | ||
Dia/Mês | Horário | Assuntos Tratados |
11/08/2016 | 15:00min Ás 16:00min | Orientações acerca do Projeto, Plano de Estágio, dia e horários de estágio e sugestão de tema para o projeto a ser abordado e atividades a serem realizadas. |
...