Plano de Estagio Serviço Social II
Por: wilton_cesar • 3/11/2016 • Relatório de pesquisa • 2.948 Palavras (12 Páginas) • 3.439 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SERVIÇO SOCIAL
elisângela prudêncio DE SOUZA
PLANO DE ESTÁGIO 2
[pic 4]
Recife
2016
elisângela prudêncio de souza
plano de estágio 2
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,como requisito para a obtenção de média da Disciplina de Estágio Curricular Obrigatório.
Prof. Nelma dos Santos Assunção Galli.
Recife
2016
1 – Identificação
Estagiária: Elisângela Prudêncio de Souza
EAD: 0210870306
Semestre Letivo: 6º Semestre- Serviço Social
Instituição: Hospital Otávio De Freitas (HOF)- Rua Aprígio Guimarães, s/n, no bairro de Tejipió na cidade do Recife-PE.
Projeto: Acolhimento Humanizado
Hospital Otávio De Freitas.
Supervisora De Campo: Georgina Souza Oliveira Marinho de Lima
CRESS:3295
Orientador Acadêmico: Nilton Anderson Santos Barboza
CRESS: 7530
Período de Realização do Estágio: 05/09/2016 a 10/10/16
Dias e Horários de Estágio:Segunda,terça,quarta,quinta e sexta
das 08:00 ás 12:00 e 12:00 ás 14:00.
2 – Justificativa
Caracteriza-se por ser uma instituição pública, vinculada a Secretaria de Saúde do Estado, através da Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (FUSAM). É uma Instituição Estadual financiada por recursos do SUS e da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.
O público alvo são os 2,3 mil pacientes e seus acompanhantes que são atendidos na emergência mensalmente e que são submetidos à triagem e posteriormente transferidos para os diferentes setores, de acordo com a gravidade; além de usuários que são atendidos em consultas ambulatoriais.
O projeto de Estágio proposto é embasado na prestação de orientações e esclarecimentos para o usuário sobre a atuação do Serviço Social no hospital HOF, visando humanizar as relações sociais dentro da instituição.
As atividades desenvolvidas pelo Assistente Social no setor da emergência do Hospital Otavio de Freitas é feita de forma humanizada compreendendo o paciente com um olhar integral, ou seja, com atenção às suas necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais. Fazem Atendimento às demandas encaminhada e espontânea relatando, informado e acompanhando, sempre que necessário e de forma sistemática, situações sociais problemáticas. Realizam o acolhimento de família e paciente orientando quanto aos direitos e deveres e dando o devido encaminhamento, quando preciso articulam com casas de apoio ou Ongs que possam recebê-los com suas necessidades específicas da melhor forma. Realizam abordagens nos leitos com o objetivo de atender as demandas apresentadas, tendo um acompanhamento social. Orientam em caso de óbito. Inserem os usuários na rotina do hospital, após a avaliação do caso com a entrevista social. Realiza a comunicação das altas dos usuários internados na emergência viabilizando sua remoção. Supervisionam os estagiários orientandos de acordo com as necessidades acadêmicas e instrui sobre o papel do estágio no processo de formação profissional.
3 – Objetivos
3.1 Objetivo Geral:
Incentivar uma ação partilhada no âmbito institucional, entre supervisores e estagiários, visando alternativas tratamento das expressões das questôes sociais desse campo de atuação, humanizando o atendimento.
3.2 Objetivos Pedagógicos:
- Promover alinhamento conceitual e operacional das ações e decisões tomadas, promover também a interação com o usuário dos serviços prestados.
- Incentivar a iniciativa de diagnosticar e propor alternativas para as expressões da questão social que se apresentarem durante a atuação. A atuação do assistente social na saúde contribui para o desenvolvimeto social, minimizando os conflitos e propondo alternativas para a melhoria e humanização do atendimento.
- A instituição tem como principal atividade o atendimento aos usuàrios do SUS. A política social é oferecer ao usuário a solução de suas demandas, e a contribuição do assistente social é garantir os direitos dos pacientes junto a instituição.
4- Supervisão de Campo
As supervisões de campo serão realizadas uma vez por semana, de forma grupal com estagiàrios, abordando os temas vistos no decorrer do processo, com treinamentos, palestras e capacitações, de forma a conduzir a reflexão da teoria e prática das atividades desenvolvidas. Tudo em conformidade com o Código de Ética da profissão, em concordância com o projeto Ético-Político e os parâmetros para formação profissional do assitente social.
5- Orientação Acadêmica
As orientações acadêmicas ocorrerão em conjunto com a supervisão de campo as sextas-feiras, das 18:00 ás 19:00hs, de forma grupal com estagiários,documentos de estágio, roteiro de projeto de ação e ética no campo de estágio, a fim de orientar sobre a formação profissional e política do estágio supervisionado. Orientações para elaboração do Plano de Estágio dentro dos parâmetros do projeto pedagógico e comportamento ético na instituição, especificando as demandas dos estagiários.
6- Avaliação
A avaliação ocorrerá de forma precisa e esclarecedora, permitindo a participação de todos os atores envolvidos, com o intuito de contribuir significativamente para o desenvolvimento do profissional do serviço social, na construção de um saber coletivo, com resultados satisfatórios, proporcionando uma experiência profissional enriquecedora.
____________________,_____/_____/___
[pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9][pic 10]
ANEXO II – A
FICHA DE SUPERVISÃO DE CAMPO
...