Planta Baixa
Ensaios: Planta Baixa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aldoveneranda • 26/11/2013 • 1.367 Palavras (6 Páginas) • 571 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
ENGENHARIA CIVIL
DEFINIÇÃO DE CIRCUITO E CORRENTE ELÉTRICA
Aldo de Lima Oliveira RA: 4211711933
Josival Pereira da Silva Ra:4617888390
Jurandir Alves Pereira RA :4617889734
Mayara Souza Queirós RA: 4251855819
Cuiabá
2013
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
PROF.: EVALDO PIRES
Aldo de Lima Oliveira RA: 4211711933
Josival Pereira da Silva Ra:4617888390
Jurandir Alves Pereira RA :4617889734
Mayara Souza Queirós RA: 4251855819
CUIABÁ
2013
Introdução
O circuito elétrico é formado por uma ou mais fontes de energia elétrica, fios condutores e algum elemento de circuito como resistores, capacitores e receptores. O circuito elétrico estará completo quando a corrente elétrica, que sai de um dos terminais da fonte de energia, percorre os componentes do circuito e fecha seu percurso no outro pólo da fonte de energia. Podem ser subdivididos em nós, ramos e malhas.
Os circuitos podem ser imensos sistemas de energia transmitindo megawatts de energia em percursos de milhares de quilômetros - ou minúsculos chips microeletrônicos contendo milhões de transistores. A extraordinária miniaturização dos circuitos eletrônicos tornou possíveis os computadores portáteis. A nova fronteira serão os circuitos nano eletrônicos, cujas dimensões serão medidas em nanômetros (bilionésimos de metro).
Os resistores ou resistências, como são popularmente conhecidos, são usados basicamente para controlar e corrente em um circuito elétrico.
Circuitos Elétricos
é um conjunto formado por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador.
Definição
É a ligação de elementos elétricos,1 tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica. Um circuito elétrico simples, alimentado por pilhas, baterias ou tomadas, sempre apresenta uma fonte de energia elétrica, um aparelho elétrico, fios ou placas de ligação e um interruptor para ligar e desligar o aparelho. Estando ligado, o circuito elétrico está fechado e uma corrente elétrica passa por ele. Esta corrente pode produzir vários efeitos, luz, movimentos, aquecimentos, sons, e etc. Circuitos elétricos são conjuntos formados por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador.
Corrente contínua e alternada
Se considerarmos um gráfico i x t (intensidade de corrente elétrica por tempo), podemos classificar a corrente conforme a curva encontrada, ou seja:
Corrente contínua
Uma corrente é considerada contínua quando não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa.
A maior parte dos circuitos eletrônicos trabalha com corrente contínua, embora nem todas tenham o mesmo "rendimento", quanto à sua curva no gráfico i x t, a corrente contínua pode ser classificada por:
Corrente contínua constante
Diz-se que uma corrente contínua é constante, se seu gráfico for dado por um segmento de reta constante, ou seja, não variável. Este tipo de corrente é comumente encontrado em pilhas e baterias.
Corrente contínua pulsante
Embora não altere seu sentido as correntes contínuas pulsantes passam periodicamente por variações, não sendo necessariamente constantes entre duas medidas em diferentes intervalos de tempo.
A ilustração do gráfico acima é um exemplo de corrente contínua constante.
Esta forma de corrente é geralmente encontrada em circuitos retificadores de corrente alternada.
Corrente alternada
Dependendo da forma como é gerada a corrente, esta é invertida periodicamente, ou seja, ora é positiva e ora é negativa, fazendo com que os elétrons executem um movimento de vai-e-vem.
Este tipo de corrente é o que encontramos quando medimos a corrente encontrada na rede létrica residencial, ou seja, a corrente medida nas tomada de nossa casa.
Receptor Elétrico
É o aparelho responsável por transformar energia elétrica em outras formas de energia, não sendo exclusivamente a energia térmica.
Resistor
Elemento responsável por consumir energia elétrica, e convertê-la em calor, ou seja, energia térmica.
Esse fenômeno é chamado efeito Joule.
Ex: chuveiro elétrico, lâmpadas comuns, fios condutores, ferro elétrico.
Interruptores
Os
...