Pobreza E Meio Ambiente
Exames: Pobreza E Meio Ambiente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: GSMatias • 9/11/2014 • 284 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
O ecossistema é fundamental para o bem-estar dos seres humanos. O meio ambiente é um dos responsáveis pela diversificação dos meios de subsistência e pela continuação de tradições e culturas. Além disso, podemos afirmar que o ambiente estabelece uma relação com a situação socioeconômica da população, sobretudo a pobreza.
Em minha região, em decorrência da retirada da vegetação nativa, muitas pessoas que não tem condições de vida favorável moram em encostas e regiões de risco de desmoronamento. Consequentemente, nas épocas chuvosas, o ambiente é prejudicado com a erosão e as pessoas com o frequente risco de perderem suas moradias.
Outro problema ambiental observado é a poluição em suas mais diferentes formas. Uma delas é causada pela disposição incorreta de lixo por parte da população. Essa disposição pode ocasionar diversas doenças infectocontagiosas, tais como a dengue, leptospirose e entre outras. Ainda ocasionado pela disposição incorreta do lixo, as enchentes também são bastante observadas em épocas de chuva.
Essa situação ocorre em toda a cidade, porém com maior incidência em áreas mais carentes, confirmando a hipótese de que o meio ambiente estabelece uma relação direta com os aspectos socioeconômicos da sociedade. Isso porque, as pessoas pobres são mais vulneráveis às mudanças que ocorrem nos ecossistemas, devido a que vivem em zonas marginais e de alto risco, encontram-se ameaçados constantemente por inundações, secas e deslizamentos de terras, com reduzida infraestrutura física para o suprimento de condições de saneamento básico.
Dessa maneira, podemos afirmar que a melhoria na qualidade da utilização dos recursos ambientais, a qualidade de vida pode ser melhorada, tal como a diminuição de doenças e tragédias em áreas de situação de risco e outros problemas presentes em populações que vivem em situação de pobreza e de vulnerabilidade social.
...