Poder & Contratos Psicológicos
Ensaios: Poder & Contratos Psicológicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Glaucen • 30/6/2014 • 473 Palavras (2 Páginas) • 1.177 Visualizações
Poder & Contratos Psicológicos
De acordo com Etzioni, há três tipos de poder: coercitivo, manipulativo e normativo.
• 2.1.1 Poder Coercitivo: O poder coercitivo repousa sobre a aplicação, ou ameaça de aplicação, de sanções físicas, como dor, deformidade ou morte, restrição de movimento ou controle da satisfação de necessidades como comida, sexo e conforto.
• 2.1.2 Poder Manipulativo: O poder da manipulação baseia-se no controle de recursos materiais e recompensas. O poder manipulativo é exercido por meio da troca de algum tipo de recompensa pelo comportamento esperado.
• 2.1.3 Poder Normativo: O poder normativo baseia-se no controle e manipulação de recompensas simbólicas, como líderes, crenças, meios de informação, prestígio e estima e rituais.
Há três tipos básicos de envolvimento (Contratos Psicológicos): alienatório, calculista e moral.
• 2.2.1 Alienatário: O envolvimento negativo de alta intensidade caracteriza o contrato psicológico do tipo alienatório. A organização e a pessoa, ou duas pessoas, são estranhos que se hostilizam quando o contrato psicológico é alienatório, marcado pelo desinteresse. Prisioneiros, internos de campos de concentração e soldados conscritos na fase de treinamento básico tendem a se alienar de suas organizações, exemplificando o envolvimento negativo de alta intensidade. O contrato psicológico alienatário está mais frequentemente associado com o poder coercitivo, porque a obediência depende da aplicação de alguma espécie de força ou coação. Quem obedece, portanto, o faz porque está sendo coagido ou porque deseja evitar o castigo, e não porque está convencido da necessidade de obedecer.
• 2.2.2 Calculista: O contrato psicológico do tipo calculista fica na região intermediária entre o envolvimento altamente positivo e o envolvimento altamente negativo. Quando há um contrato deste tipo entre uma pessoa e uma organização, ou entre duas pessoas, predomina entre os dois lados alguma espécie de interesse ou relação de troca. Pessoas que trabalham em regime diarista e prestadores de serviços sob encomenda, e as pessoas que os contratam, de forma geral, exemplificam este tipo de contrato calculista, regido por uma relação de compra e venda. O contrato do tipo calculista ocorre com mais frequentemente associado ao poder da remuneração ou à manipulação de recompensas. A obediência é conseguida por meio da expectativa ou oferecimento de recompensas; ou troca de recompensa pelo comportamento, e não pela força ou pelo comprometimento.
• 2.2.3 Moral: O contrato psicológico do tipo moral caracteriza o envolvimento positivo de alta intensidade, que Etzioni chama de comprometimento. É comportamento totalmente oposto da alienação, em que há completo desinteresse. Exemplificam este tipo de comportamento missionário, adeptos de seitas e pessoas que se dedicam a atividades em que encontram recompensas psicológicas intrínsecas. O envolvimento moral, mais frequentemente, está associado com o poder normativo. Neste caso, a obediência é fruto da crença ou fé na norma, pessoa ou ordenação, e não da expectativa de alguma recompensa ou receio de alguma punição. Este tipo de obediência identificado por Etzioni aproxima-se
...