Poluição Ambiental
Monografias: Poluição Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Claudia20001 • 19/8/2014 • 2.447 Palavras (10 Páginas) • 222 Visualizações
Resposta das questões
1)A importância do ecossistemas aquáticos abrangem os ecossistemas aquáticos continentais, como rios, lagos, lagoas e geleiras; assim como os recursos hídricos subterrâneos que são os lençóis freáticos e reservatórios subterrâneos, como por exemplo o Aquífero Guarani, existente na América do Sul; e também os ecossistemas marítimos e costeiros, como manguezais e restingas, nas áreas costeiras de mares e oceanos. Segundo a Agência Nacional de Águas do Brasil (ANA), os ecossistemas aquáticos são analisados de acordo com o bioma ao qual pertencem, como a floresta amazônica, a caatinga, o cerrado e o pantanal, a mata atlântica e os campos sulinos, e a zona costeira e marinha. Significa todos os ecossistemas aquáticos, que tem um corpo de biótopo de água, tais como: mares, oceanos, rios, lagos, pântanos e assim por diante. Os dois mais importantes são: os ecossistemas marinhos e de água doce dulce.A quantidade, as variações e regularidade das águas do rio são de grande importância para as plantas, animais e pessoas que vivem ao longo de seu curso. A fauna dos rios é de anfíbios, peixes e uma variedade de invertebrados aquáticos.Rios e suas planícies de inundação sustentar ecossistemas diversos e valiosos, não só pela qualidade da água doce para suporte de vida, mas também para as muitas plantas e insetos que mantém e que formam a base das cadeias alimentares. No leito dos rios, os peixes alimentam de plantas e insetos são comidos por aves, anfíbios, répteis e mamíferos.A água fresca do rio tem uma grande variedade de composição. Como a composição química depende, em primeiro lugar, o que a água pode dissolver o solo, executando, é o solo que determina a composição química da água.Se o solo é pobre em sais solúveis e minerais, mas a água é baixa em sais e minerais. E, inversamente, se o solo é rico em materiais químicos solúveis, boa parte de sua riqueza vai tornar a água com que ele irá conter minerais, muitos mais.Que é crucial para os tipos de vida vegetal e animal não pode ser desenvolvido.As principais adaptações de plantas e animais estão diretamente relacionados às características físicas da água, que estão em permanente contato com organismos vivos no ambiente aquático.Ecossistemas lênticos, lóticos, as zonas húmidas. A partir da "água movimento", lembra-se uma divisão dos ecossistemas de água doce:
Ecossistema pantanal: áreas onde o solo está saturado com água ou inundadas parte do ano. Este é o lugar onde ela é chamada de água salobra como para a exploração e gestão das águas interiores.
Ecossistema lêntico: a água é parada ou de baixo fluxo, tais como lagos, lagoas, pântanos e reservatórios.
Lóticos ecossistema (Latin lótus, particípio de pia, para lavar) sistema de água em rios, córregos e nascentes. Há também zonas costeiras, bentónicos e pelágicos.
Nos ecossistemas aquáticos, a flora e a fauna apresentam inúmeras características relacionadas com o regime hidrológico, no qual produz grande alteração na estrutura e funcionamento das comunidades aquáticas.Enfim a produtividade aquática é limitada ao suprimento de oxigênio e fósforo, além de luz solar suficiente e pela eficiência biológica na sua conversão em várias formas de vida.Nos lagos tropicais, raramente a concentração de matéria orgânica e nutriente do sedimento reflete o nível de produção do sistema. Onde a reciclagem da matéria orgânica processa-se de maneira muito rápida não permitindo o seu acúmulo no sedimento por longos períodos. A alta decomposição decorre da elevação da temperatura, que normalmente são observadas nestes ecossistemas. Outro fator importante para a rápida decomposição da matéria orgânica é a alta turbulência dos lagos, facilitada pelo fato de que a maioria dos lagos são pouco profundos. Assim, a maior parte da matéria orgânica é decomposta na coluna d'água, antes mesmo de alcançar o sedimento.
2) Principais impactos
A contínua interferência das atividades humanas nos sistemas aquáticos continentais do Brasil produziu impactos diretos ou indiretos, com conseqüência para a qualidade da água, a biota aquática e o funcionamento de lagos, rios e represas.
Desmatamento - perda da zona tampão entre sistemas terrestres e aquáticos, aumento do material particular em suspensão na água, perda de florestas ripárias e hábitats para as aves aquáticas, alterações na composição do sedimento dos sistemas aquáticos.
Mineração - atividades de mineração de ouro, areia e bauxita produziram alterações físicas e químicas extremamente elevadas nos sistemas. Acúmulo de mercúrio tem sido outro problema grave como conseqüência da mineração de ouro.
Construção de rodovias e ferrovias - remoção de áreas alagadas e florestas, alterações nos rios e lagos ao longo de obras rodoviárias e ferroviárias.
Despejo de material residual - material residual proveniente de fontes orgânicas e inorgânicas, resultantes de atividades industriais, agrícolas ou de resíduos domésticos, é outra fonte extremamente importante de poluição e contaminação. Deve-se distinguir entre fontes pontuais e não pontuais de poluentes e contaminação.
Introdução de espécies exóticas - a introdução de espécies exóticas de plantas, peixes e outros organismos produz extensas modificações nas cadeias alimentares, em lagos e reservatórios no Brasil. Por exemplo, a introdução acidental ou proposital de Cichla occelaris (tucunaré) alterou profundamente as cadeias alimentares em lagos do rio Doce.
Remoção de espécies críticas - espécies críticas que têm uma importância fundamental para as cadeias alimentares, ou para a manutenção da biodiversidade sustentada dos ecossitemas aquáticos, podem ser removidas por pressão de pesca, caça ou poluição, produzindo grandes transformações no sistema. A remoção de várias espécies de vegetação ripária, produz muitas alterações no sistema aquático. Por exemplo, a remoção de espécies de vegetação, cujos frutos servem de alimento para peixes, pode causar alterações fundamentais na estrutura da comunidade biológica em ecossistemas aquáticos.
Construção de reservatórios - a construção de reservatórios de represas produz inúmeros impactos no sistema, com alterações qualitativas e quantitativas. Como conseqüência destes impactos, os sistemas aquáticos passam por inúmeras alterações e mudanças estruturais e funcionais.
Principais impactos ambientais ligados à água
Rios, Recifes e Corais
O processo de poluição dos rios e lagos se deve
...