Poluição do meio ambiente
Artigo: Poluição do meio ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrefckr • 6/4/2014 • Artigo • 847 Palavras (4 Páginas) • 235 Visualizações
Poluição:
Quando se pensa em poluição ambiental, na maioria das vezes se pensa na fauna e flora local incluindo no máximo mudanças climáticas. Esse erro é criado durante a educação das crianças, principalmente. Quando se está na escola é difícil haver a coleta seletiva de lixo, agora implantada nos órgãos públicos e em algumas escolas. Em casa a mãe não separa o lixo orgânico do reciclado. Com base nisso, analisar a poluição deve-se partir primeiramente daquilo que geramos em grande volume todos os dias: o Lixo.
Para tanto foi analisado um estudo realizado no Aterro Controlado do Morro do Céu em Niterói no Rio de Janeiro e os impactos no solo e população local.
Nesse estudo foi analisada uma área de aproximadamente 95.000 m2 (figura1) tendo em suas proximidades um loteamento de casas Jardim Paulista onde residem em torno de duzentas pessoas(figura2).
Outro dado interessante além da proximidade com uma zona habitacional é a de que essa área é rica em mananciais e zonas de mata verde. Os rios que nascem nessa região deságuam na Baia de Guanabara. Já quanto à vegetação, a sua grande parte foi devastada e o que restou está em bom estado de conservação segundo o estudo. Inclusive há relato de moradores que avistaram pequenos animais silvestres.
Os resíduos são provenientes de lixo domiciliar e de coleta pública, sendo depositados no local em torno de 550 toneladas/dia, ocorre coleta de material reciclado por um grupo de catadores. Existe um serviço de pesagem de caminhões, drenagem parcial de chorume e cobertura parcial de resíduos, todos de forma precária. É observado, nesse estudo, que não há controle quanto os gases emitidos, a emissão de vetores e o tratamento do chorume.
Foram coletados materiais de cinco pontos (aterro, sítio vizinho ,córrego e ruas A e C do loteamento) em seis amostras diferentes , não coletadas em todos os pontos, de chorume, sedimento, solo, água de nascentes, de poços, e o córrego.A coleta foi feita entre os meses de outubro de 1994 e janeiro de 1995, não sendo influenciado pelas chuvas.
Os resultados são mostrados nas tabelas assim como no estudo.
Resumidamente, os valores de DQO acima de 10.000 mg/l são considerados altamente poluidores e também indicam a presença de coliformes totais e fecais.Alem disso há uma alteração no valor aceitável de alguns metais no coletado do córrego.
Abaixo estão os resultados dos poços e nascente.
Percebe-se a presença de coliformes e de bactérias, além disso está fora do padrão preconizado pelo MS.
Quanto ao solo e sedimentos:
È possível analisar a influencia do chorume no solo do sítio e no córrego na medida em que há retenção de Mn e Fe.
Parece fácil agora analisar o impacto da poluição na vida das pessoas. A população circunvizinha desse aterro está sofrendo dia-dia com essa contaminação das águas e solo. No entanto o que não se pode esquecer é que a população que mais sofre e que tem conhecimento desse dano é a de Jardim Paulista, mas as que utilizam ou tem contato com a Baia de Guanabara de alguma forma?
È interessante pensar a extensão desse descaso com a manutenção e direcionamento dos resíduos do lixo. Porque na verdade o lixo
...