Preparação E Padronização Da Solução De NaOH
Artigo: Preparação E Padronização Da Solução De NaOH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LaylaSnow • 5/11/2014 • 1.438 Palavras (6 Páginas) • 642 Visualizações
Sumário
Objetivo: 2
Introdução: 2
RESULTADOS E DISCUSSÕES: 5
CONCLUSÃO: 7
BIBLIOGRAFIA: 8
Titulo: Preparação e padronização da solução de NaOH
Objetivo:
Preparar e padronizar uma solução de NaOH
Introdução:
Titulação é o processo de adição de quantidades discretas de um determinado reagente, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade. Quando se pretende encontrar uma concentração, a titulação é um procedimento analítico e, geralmente, são feitas medidas de volume, caracterizando as titulações volumétricas; mas, em alguns casos, pode-se monitorar a variação gradual de outra grandeza, como a massa, caso das titulações gravimétricas, ou a absorção da luz, como nas titulações espectrofotométricas.
Os métodos volumétricos são um grupo de procedimentos quantitativos baseados na determinação da concentração de um constituinte de uma amostra a partir de uma reação, em solução, deste com um reagente de concentração conhecida, acompanhada pela medida de quantidades discretas de solução adicionada. Genericamente, trata-se de determinar a concentração de uma espécie de interesse em uma amostra a partir do volume (ou massa) de uma solução com concentração exatamente conhecida (solução padrão) necessária para reagir quantitativamente com esta amostra em solução (solução problema).
A determinação da concentração de uma solução (solução problema) a partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura (padrão primário) é chamada de titulação de padronização, ou simplesmente padronização. Neste caso, após ter sua concentração determinada, a solução problema passa a ser uma solução padronizada.
Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária.
Parte experimental:
MATERIAIS
- Béquer
- Balança analítica
- Bastão de vidro
- Erlenmeyer
- Bureta
- Suporte universal
- Garra
- Espátula
REAGENTES
- NaOH (hidróxido de sódio)
- Água deionizada
- C8H5KO4 (Hidrogenoftalato de potássio- FAP)
- 2 gotas fenolftaleína
PROCEDIMENTOS:
Com auxilio de uma balança e de uma espátula, foi pesado aproximadamente 0,40 g de hidrogenoftalato de potássio (FAP) em uma dobradura de papel.
O mesmo foi transferido para um erlenmeyer contendo aproximadamente 100ml de água deionizada ( livre de CO2). Foi feita a agitação até ocorrer a dissolução completa da solução.
Adicionou-se no Erlenmeyer contendo a solução de FAP duas gotas de fenolftaleína
Homogeneizou-se e adicionou-se na Bureta de 25ml da solução de NaOH já preparada anteriormente pelo professor, acertando o menisco 0.
Após isso foi feita a titulação com a solução de NaOH contida na Bureta, até notar a mudança de coloração da solução do erlernmeyer para um tom levemente rosa.
Após a mudança de cor a titulação foi parada e foi anotado o volume gasto de NaOH contido na bureta.
RESULTADOS E DISCUSSÕES:
ANALISE 1:
Padronização do NaOH:
204, 22g de FAP 1mol de NaOH
0,4002g de FAP (massa utilizada) X(mol de NaOH)
...