Projeto Implantado
Por: mayabreu00 • 18/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.504 Palavras (7 Páginas) • 146 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
FRANCISCA MAYARA ALVES ABREU
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
RIO DE JANEIRO
2018
FRANCISCA MAYARA ALVES ABREU
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Trabalho apresentado à Universidade Estácio de Sá, para obtenção de nota na disciplina de Estágio III.
Professora Claudete Veiga
Rio de Janeiro
2018
A Instituição onde a qual foi realizada a avaliação do projeto, o Hospital Maternidade Carmela Dutra foi fundado em 1949. Em 1973 a Maternidade é repassada ao Ministério da Saúde e com a nova Constituição de 1988, ela estende seu público alvo, atendendo a todas as mulheres de forma universal conforme os parâmetros do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Instituição atende gestantes referenciados do Méier e arredores. É, também, referência para gestações de alto risco. Além disso, a maternidade possui uma unidade neonatal com uma “unidade intermediária” (UI) e uma “unidade de tratamento intensivo” (UTI), capazes de acolher e atender bebês com risco. Bebês que nascem prematuramente e com baixo peso, após a alta hospitalar, são acompanhados pelo Núcleo de Atenção Interdisciplinar ao Recém-Nascido de Risco (NAIRR) até completar os seis ou cinco anos de vida. O NAIRR fica localizado no ambulatório da maternidade.
Assim sendo, foi direcionada ao Profissional de Serviço social atuante na instituição, perguntas de forma direta, à respeito das formas de trabalho nela já existente. Os desafios encontrados nos projetos implantados, o quanto a eficiência e eficácia se fazem presente. As questões sociais tão fortemente existentes no cenário. E o quanto à profissão se faz necessária para que não haja violação de direitos dos usuários. É feito uma rápida avaliação à cerca das dificuldades e da relevância dessa temática.
- Aspectos gerais sobre a instituição
Onde, em que cidade em que bairro, fica localizado a instituição?
- O Hospital e Maternidade Carmela Dutra, localiza-se na Rua Aquidabã, 1037, no Lins de Vasconcelos, é um Bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, e faz parte do grande Méier.
Quais os problemas deste bairro?
- É um Bairro, tipicamente residencial, que tem um bom saneamento básico e coleta de lixo, contudo sofre com a violência de suas favelas. Sua principal via de acesso é a rua Lins de Vasconcelos, que se inicia na rua 24 de Maio e seu término é nas esquinas das Ruas Pedro de Carvalho e Nossa Senhora da Guia. Em sua maior extensão, é servido apenas por uma linha de ônibus 232 (Lins x Praça Quinze) e 651 (Cascadura – Méier); sendo assim , tendo como um de seus principais problemas, a falta de condução para outros lugares do Rio de janeiro.
Quando surgiu a instituição?
- Fundado com o objetivo de atender funcionários do SESC e seus dependentes o Hospital Maternidade Carmela Dutra foi fundado em 1949. Em 1973 a Maternidade é repassada ao Ministério da Saúde e com a nova Constituição de 1988, ela estende seu público alvo, atendendo a todas as mulheres de forma universal.
4. Qual demanda é encaminhada à instituição?
- A Carmela Dutra é reconhecida pelo atendimento na gravidez de alto risco.
De que recursos a Maternidade carece?
- Carece de recursos humanos, principalmente de funcionários concursados, recursos materiais: falta de ambulâncias, no alojamento materno carece de maior número de camas para as mães que recebem alta, mas os bebês permanecem na UTI. Entre outros.
- Centros de referência e atenção social (outras redes)
Quais os centros de atenção social que os usuários são encaminhados?
- A instituição está referenciada com: CRAS Caio Fernando de Abreu, CRAS Tia Ruth, CRAS Sobral Pinto, CRAS Dercy Ribeiro, IMAS Nice de Silveira, Posto de Saúde Renato Rocco, CAPSi Maria Clara Machado, CAPS Raul Seixas, CAPS Clarisse Lispector, Conselho Tdo, CAPS Raul Seixas, CAPS Clarisse Lispector, Conselho Tutelar Méier, etc.
- Sobre o público alvo
Quantas pessoas atende?
- A instituição realiza 500 partos por mês.
Qual é o perfil dos usuários?
- Por se tratar de uma Maternidade do SUS, Recebemos usuárias de Várias regiões do Rio, entre elas usuárias de drogas, em situação de rua, em conflito com a lei, usuárias gestantes frutos de abuso, usuárias esposas de traficantes, entre outras.
Quais as principais demandas das usuárias?
- Saúde sexual, reprodutiva, e assistência materno-infantil.
Essas demandas são respondidas?
- Sim
4. Sobre o Serviço Social na instituição
Quantos Assistentes sociais trabalham?
- São 3 Assistentes sociais, sendo que 2 ficam atendendo na Emergência e 1 no Ambulatório.
Quais os projetos existentes?
- Entrevistas com mães da UNN (Unidade Neo Natal), Entrevista com mulheres no pós abortamento, projeto SÍFILIS, Erradicação do Sub-registro, etc.
Há reincidência de usuárias atendidas pelos projetos?
- Sim, é bem comum. Nem sempre elas dão a devida importância na orientação profissional, e nos encaminhamentos dados pós alta médica.
Que tipos de atividades realizam os assistentes sociais?
- O serviço social fica no plantão, atendendo demandas pontuais das mães e de familiares destas usuárias, viabiliza os projetos existentes de acordo com a necessidade, atendimento nos andares, estudo de caso, etc.
Quais as principais demandas que chegam ao serviço social?
- Usuárias interessadas em entregar o bebê para adoção, orientações cobre direitos trabalhistas e licenças paternidade/maternidade, também acerca de como fazer testes de DNA gratuítos, registro do bebê, entre outros.
...