Projeto de Intervenção de Estagio
Por: Julialorraine • 29/6/2016 • Projeto de pesquisa • 9.398 Palavras (38 Páginas) • 575 Visualizações
[pic 1]
Universidade de Brasília/UnB
Instituto de Ciências Humanas/IH
Departamento de Serviço Social/SER
Disciplina: Estágio 1 / Professora Carolina Cassia Batista Santos
Aluna: Julia Lorraine Meneses dos Santos / 130117897
Projeto de Intervenção em Serviço Social – Estagio 1
Tema: Assistência Estudantil.
Projeto de intervenção do Estágio1 em serviço social, na Diretoria de Desenvolvimento Social. Visando a construção de uma proposta que auxilie na informação aos estudante em relação ao Programa Moradia Estudantil da Graduação e Auxílio alimentação complementar para estudantes do Programa Moradia.
Brasília, 29 de Novembro de 2015
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO ............................................................................................ 1
JUSTIFICATIVA .............................................................................................. 2
OJETIVOS ........................................................................................................ 4
Objetivo Geral .................................................................................................... 4
Objetivos específicos .......................................................................................... 4
METODOLOGIA .............................................................................................. 5
- Auxílio alimentação complementar para estudantes do Programa Moradia..... 7
- Programa Moradia Estudantil da Graduação ................................................... 8
PUBLICO ALVO ............................................................................................. 9
METAS ............................................................................................................. 9
AVALIAÇÃO ................................................................................................... 9
CRONOGRAMA .............................................................................................. 10
RECURSOS ....................................................................................................... 10
BIBLIOGRAFIA .............................................................................................. 11
APRESENTAÇÃO
Este trabalho é resultado do estágio supervisionado em Serviço Social no período de 2º/2015, na Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS). Situada na Universidade de Brasília na área da assistência estudantil, visando promover assistência estudantil como direito de cidadania a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de programas, projetos e ações de incentivo à permanência e conclusão do ensino superior com sucesso.
O Projeto de Intervenção será realizado, na Universidade de Brasília, campus Darcy Ribeiro, no decorrer do 1° semestre de 2016. Tendo o propósito de articular o seu funcionamento seguindo a Política Nacional da Assistência Estudantil, busca desenvolver um trabalho esclarecedor a respeito dos programas oferecidos pela diretoria.
Visto que com as novas formas de ingresso ao Ensino Superior Federal Público, seja pelo tradicional vestibular ou agora pelo ENEM, o número de estudantes vindo de outros estados vem aumentando cada vez mais. Tendo ciência deste processo migratório e o grau de vulnerabilidade socioeconômica que parte desses estudantes se encontram na universidade, o projeto busca apresentar o Programa Moradia Estudantil da Graduação e o Auxílio alimentação complementar para estudantes do Programa Moradia, abordando o objetivo e finalidade do programa, como e onde se inscrever para participar e renovar, entre outros.
JUSTIFICATIVA
Considerando o crescente número de estudantes que ingressam na Universidade de Brasília, percebe-se que parte destes estudantes já ingressam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, colocando em risco sua permanência na universidade. Atualmente, pertencem às classes B2, C, D e E um contingente de 67,16% - maior do que o de 2003/4, que necessitam de algum tipo de apoio institucional para a sua permanência e conclusão de curso, e 43,7% - maior que o de 2003/4 - pertencem às classes C, D e E. Esse conjunto de informações reflete a queda de um “mito”, que ainda existe em alguns setores da sociedade brasileira, de que os estudantes das federais são, em sua maioria, os mais ricos. (Relatório da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) ) . Dessa foram, constitui-se como um dos mecanismos de promoção da condição de apoio à formação acadêmica desses estudantes que se encontram em vulnerabilidade social, a Política de Assistência Estudantil. A Política de Assistência Estudantil tem como finalidade ampliar as condições de acesso e permanência dos jovens na educação superior pública federal, o que implica no desenvolvimento de estratégias de inclusão social, democratização do acesso, permanência e formação acadêmica com qualidade, evitando a retenção e a evasão do estudante em situação de vulnerabilidade social e econômica.
A constituição Federal de 1988 aborda os seguintes Artigos:
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola ou ambiente acadêmico;
Art. 213. Os recursos públicos serão destinados às escolas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que:
I – comprovem finalidade não lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação.
A educação como um direito de todos, dever do estado e da família, tríplice função de garantir a realização plena do ser humano, inseri-lo no contexto do Estado Democrático e qualifica-lo para o mundo do trabalho. Assim, a partir da constituição de 1988 que se deu um marco histórico no que se refere à questões de inclusão dos direitos políticos e sociais dos cidadãos, assistência social passou a ser um direito e dever do estado.
...