Projeto Ético Político do Profissional da Década de 60 á 70.
Por: gleicianeribeiro • 5/6/2016 • Trabalho acadêmico • 426 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
Projeto ético político do profissional da década de 60 á 70.
A partir da década de 60, um processo interno da modalidade que constrói os fundamentos, para o que vem a ser na década de 70 o movimento Reconceituação do Serviço social, ou seja, o movimento de intenção de ruptura com o viés tradicional e conservador, que será incentivado por um amplo debate da categoria polarizado por levantamento de diferentes projetos profissionais.
O movimento Reconceituação de o Serviço social afirmar dispor à crítica a profissão, das suas conjeturas ideológicas, teóricas e metodológicas e a delimitadas práticas profissionais. Também se pode adiantar que o movimento de Reconceituação do Serviço social compõe, no movimento histórico da profissão. O movimento que buscou romper com o Serviço social tradicional, criando entre as categorias uma ampla discussão crítica da profissão.
O movimento de Reconceituação do Serviço social admite a importância da pesquisa cientifica e evidencia de um compromisso de classe, materializando a preocupação com a formação profissional, emotiva do trabalho profissional, dispondo com a ideologia dominante, e a articulação do exercício profissional do interesses do usuário.
Com o movimento Reconceituação avançado pela categoria, inicia-se o processo de intenção de ruptura, ou seja, o movimento que busca romper com o conservadorismo na profissão. No âmbito da formação da profissão, arruma a necessidade de discutir e avaliar o projeto de formação que orientava a formação profissional.
Portanto são colocadas as bases para o debate do projeto de formação profissional, nossa reflexão será notada por Iamamoto, que afirma:
Pensar a formação profissional no presente é, ao mesmo tempo, fazer um balanço do debate recente do Serviço Social, indicando temas a serem desenvolvidas, pesquisas a serem estimuladas para decifrar as novas demandas que se apresentam ao Serviço Social (IAMAMOTO, p.169, 2001).
Atualmente o projeto ético político profissional que procurar romper com o conservadorismo, tem profundidade hegemônico na profissão, num processo de firmação e atenção da sua percepção pelos profissionais. Contudo, apesar de ser hegemônico e buscar romper com o conservadorismo, explicar ao mesmo tempo, por contribuição da categoria profissional, várias manifestações conservadoras.
Neste contexto, destaca-se a importância do Projeto Ético Político Profissional, o qual tem o objetivo de orientar o exercício profissional, a partir de princípios embasados na liberdade e na democracia e que prima por uma ação profissional comprometida com a classe trabalhadora e não pela defesa e manutenção da burguesia.
...