Psicomotricidade
Seminário: Psicomotricidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcoz • 2/12/2013 • Seminário • 287 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
A psicomotricidade é uma ciência que estuda o indivíduo através de seus movimentos, base das posturas e posicionamento diante da vida e nas relações com seu mundo interno e externo. Através do movimento que se estabelece e se desenvolve o intelecto, a motivação e as expressões do indivíduo consigo e com os outros, abrindo-se para novas experiências e para reviver ou resgatar experiências mal vividas.
Esta ciência exerce fundamental importância no processo de conservação da tonicidade funcional, controle postural flexível, manutenção da imagem corporal, organização espaço-temporal plástica, integração de praxias ideomotoras*, entre outras, relacionadas às necessidades específicas do idoso. Tornando o envelhecer um contínuo viver experiências criativas.
*praxia ideomotora: é a intenção correta para executar uma ação de modo que esta ocorra o mais precisamente possível, ou seja, é compreender os movimentos necessários para realizar a ação. Para isso os sistemas de comando e execução devem estar em harmonia para o um planejamento adequado, para resgatar a memória dos movimentos que serão executados, comparar com movimentos semelhantes já realizados e memorizados e realizar ajustes durante a ação.
Referências Bibliográficas:
1) BOGUSZEWSKI, P.; ZAGRODZKA, J. Emotional changes related to age in rats - a behavioral analysis. Behavioural Brain Research, v.133, p.323-332, 2002.
2) FERREIRA, C.A.M. Psicomotricidade da educação infantil à gerontologia- teoria e prática. São Paulo: Lovise, 2000.
3) FONSECA, V. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
4) FONSECA, V. et al. Progressos em Psicomotricidade. Lisboa:FMH, 2001.
5) HANNA, I.R.; WENGER, N.K. Secondary prevention of coronary heart disease in elderly patients. American Family Physician, v.71, p.2289-2291, 2005.
6) ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). A saúde do idoso. Disponível em: <http://www.who.in/ageing/events/idop_rationale/en/index.html.> acesso em: 10 jul. 2006.
7) PICKLES, B. et al. Fisioterapia na terceira idade. São Paulo: Santos, 2002.
...