QUALIDADE DE E VIDA DO IDOSO
Por: Leiaeartur • 25/10/2018 • Monografia • 6.836 Palavras (28 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14][pic 15]
agradecimentos
A Deus fonte eterna de vida e amor, amor esse, que preenche a minha vida diariamente
A tutora Vanessa Santos, orientadora paciente de todas as horas, que me acompanhou, me ensinando e passando um pouco de tanta sabedoria e conhecimento.
A tutora Jacira Almeida, por dedicar seu tempo conosco e passar informação suficiente para nos formar Assistentes Sociais de qualidade, profissionais íntegros.
As minhas amigas Daiana Santos e Celia Bispo, amigas, o meu muito obrigado, vocês foram fundamentais para a formulação deste trabalho.
A Zenaide, coordenadora do Polo, Zena, você, que nesse tempo de curso, me ajudou, intercedendo sempre em meu favor, te sou muito grata POR TUDO!
Santos, Isaléia de Amorim. Qualidade de vida do idoso: 2013. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social – Universidade Norte do Paraná, Vitoria da Conquista- Bahia 2013.
RESUMO
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso se deu em virtude do estagio feito no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e no convívio com os idosos do Projeto da Terceira idade, onde eram realizados encontros semanais, a percepção com esses encontros é que a idade não era um requisito muito significativo para esses idosos, dentro dessas reuniões aconteciam varias atividades direcionadas ao publico da terceira idade, como: Artes, dinâmicas, palestras e nas reuniões de Artes, muitas das mulheres não se atentavam para fazer tal atividade, questionando assim as aulas, algumas diziam claramente que preferiam ficar o dia todo na “lida da roça” como mesmo falavam, do que pegar em uma agulha pra fazer artesanato. Com esses e tantos outros exemplos, surgiu à curiosidade de pesquisar sobre a qualidade de vida que os nossos idosos estão levando. Vincula-se a importância da pesquisa a necessidade de compreender como é a realidade da terceira idade no Brasil.
Palavras-chave:1.Idoso 2.Qualidade de vida 3.Politicas Publicas. 4.Envelhecimento
Santos, Isaleía Amorim).Quality of life of elderly, Autumn 2013. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso De Serviço Social, Universidade Norte do Paraná, Vitoria da Conquista- Bahia 2013.
ABSTRACT
The objective of completion was due to stage done in CRAS - Reference Center for Social Assistance and socializing with the elderly of the Third Age Project, which were held weekly meetings with the perception is that these encounters age was not a significant requirement for these seniors, these meetings were held in various activities directed to the public for the elderly, such as: Arts, dynamic, lectures and meetings of Arts, many women do not atentavam for such activity, thus questioning classes, some clearly said that they preferred to stay in all day "deals from the country" even as they spoke, than taking a needle to make crafts. With these and many other examples, arose the curiosity of research on the quality of life that our seniors are taking. Links to the importance of research need to understand how the reality of old age in Brazil.
[pic 16]
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ABNT | Associação Brasileira de Normas Técnicas |
UNOPAR | Universidade Norte do Paraná CRAS |
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 14
2 DESENVOLVIMENTO 15
2.1TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 15
2.1.1Título Nível 3 – Seção Terciária 15
2.1.1.1Título nível 4 – Seção quaternária 15
2.1.1.1.1Título nível 5 – Seção quinária 15
3EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 16
3.1EXEMPLO DE GRÁFICO 16
3.2EXEMPLO DE FIGURA 16
3.3EXEMPLO DE QUADRO 17
3.4EXEMPLO DE TABELA 17
4CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19
APÊNDICES 20
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 21
ANEXOS 22
ANEXO A – Título do anexo 23
INTRODUÇÃO
Este trabalho de conclusão do curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR tem como objetivo mostrar que os idosos mesmo em idade avançada têm suas habilidades e ainda são uteis para a sociedade e que ninguém tem o direito de achar que com o tempo, os homens e mulheres que passaram dos 60 são descartáveis. O tema escolhido tem em vista a importância de veremos quão grandes e errôneos são os pensamento acerca da velhice, conforme concepções apresentadas no decorrer dessa pesquisa, veremos que tratar da velhice pode parecer uma tarefa difícil, mas, mais difícil é trata uma sociedade cujos modelos de relações sociais se baseiam na produção capitalista onde se exige uma força de trabalho vigorosa e uma disposição que através dos anos se perde ou se desgasta. O envelhecimento da população levanta várias questões fundamentais para os formuladores de políticas. Como podemos ajudar pessoas a permanecerem independentes e ativas à medida que envelhecem? Como podemos encorajar a promoção da saúde e as políticasde prevenção, especialmente aquelas direcionadas aos mais velhos? Já que as pessoas estão vivendo por mais tempo, como a qualidade de vida na Terceira Idade pode ser melhorada?
...