RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO I
Por: ERLANNY • 14/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.021 Palavras (9 Páginas) • 258 Visualizações
[pic 1]
ERLANE PATRÍCIA DOS ANJOS – RA 425226
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
JUAZEIRO DO NORTE- CE
2015
[pic 2]
ERLANE PATRÍCIA DOS ANJOS – RA 425226
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Relatório de estágio apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.
JUAZEIRO DO NORTE- CE
2015
SUMÁRIO
1- IDENTIFICAÇÃO
2- INTRODUÇÃO
3- DESENVOLVIMENTO
3.1- Identificação da instituição
3.2- Alcance social dos projetos, programas e serviços encontrados na organização
3.3- O espaço do estagiário dentro da organização
3.4- O aprendizado teórico-metodológico do estagiário articulado à prática do serviço
3.5- Projeto de intervenção do estágio curricular
4-CONSIDERAÇÕES FINAIS
5-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1-IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Erlane Patrícia dos Anjos
Curso: Serviço Social
Telefone: (087) 96140771 e-mail: erlane2271@hotmail.com
Nível do Estágio Supervisionado: I
Local de Estágio: Hospital Tasso Ribeiro Jereissati
Endereço: Rua José Marrocos S/N Bairro: Santa Tereza Juazeiro do Norte-CE
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Aline Rodrigues Amorim CRESS: 5909/3
Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Cíntia Gomes de Sousa CRESS:4644/3
Carga horária: 88 horas Início: 02/04/2015 Término: 28/05/2015
2- INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se às atividades realizadas pela acadêmica de Serviço Social Erlane Patrícia dos Anjos no Hospital Tasso Ribeiro Jereissati na cidade de Juazeiro do Norte-CE, durante o estágio curricular I da Universidade Anhanguera- UNIDERP. O estágio teve duração de 88 horas, e foi desenvolvido durante o período de 02 de Abril a 28 de Maio de 2015.
O referido estágio teve como objetivos, complementar a formação do aluno, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências nos campos de prática do Assistente Social no ambiente hospitalar; estabelecer relações entre a teoria e a prática profissional, refletindo sua aprendizagem com reflexões sobre o trabalho cotidiano do Assistente Social no Serviço Hospitalar, aperfeiçoar habilidades técnicas e práticas necessárias ao exercício profissional, no hospital, ou seja, planejar e executar o cuidado da Sistematização da Assistência, fortalecer a integração do aluno e da Faculdade de Serviço Social com a realidade político-social e profissional e reforçar os aspectos teóricos inerentes ao exercício profissional, principalmente no ambiente hospitalar.
O estágio é o momento em que se desenvolve na prática todo o aprendizado teórico adquirido, proporciona ao acadêmico uma percepção diferente, ao caráter reflexivo, no qual coloca o acadêmico frente às constantes demandas do dia-a-dia profissional para que este possa, a partir do conhecimento adquirido, compreender bem o contexto da profissão que irá exercer.
FAZENDA (1994) diz que o estágio deverá proporcionar o engajamento do estagiário na realidade, para que este possa perceber os desafios que a carreira profissional lhe oferecerá e este possa assim, refletir maduramente sobre a profissão que vai assumir.
Portanto trata-se de uma grande experiência para a formação acadêmica e profissional. Constitui-se em uma atividade necessária para o desenvolvimento de competências exigidas na prática de uma futura profissão.
3- DESENVOLVIMENTO
3.1- Identificação da instituição
O Hospital Tasso Ribeiro Jereissati, localiza-se na cidade de Juazeiro do Norte-CE e dispõe de recursos por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os principais usuários da instituição são adultos, idosos, adolescentes a partir de 12 anos e mulheres grávidas com alguma doença que não tenha nenhuma relação com a gravidez. O hospital atualmente tem um perfil de atendimento direcionado à clínica médica, ou seja, a pacientes internados em tratamento, com atendimentos mensais por média de 619, sem contar com os pequenos procedimentos (drenagem e debridamento). A Unidade Hospitalar tem por objetivo ofertar serviços de saúde de qualidade, garantindo o reestabelecimento da saúde dos usuários. A instituição mantém parcerias e relações interinstitucionais com o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), Secretaria de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Regional do Cariri, Hospital são Lucas entre outros, para melhor garantir o acesso de pacientes que necessitam de serviços de alguma dessas unidades, em caso de transferência e realização de exames.
3.2- ALCANCE SOCIAL DOS PROJETOS, PROGRAMAS E SERVIÇOS ENCONTRADOS NA ORGANIZAÇÃO
Durante o período de estágio, foi realizado o planejamento para execução do projeto de intervenção e aplicação do mesmo, durante as atividades cotidianas foi realizado entrevista com pacientes e acompanhantes, colaboração na agilidade de marcação de exames. Durante esse período, foram realizadas leituras para melhor compreender assuntos relacionados à saúde e o próprio serviço social no âmbito da saúde e a pós o planejamento a execução do projeto de intervenção Acolhimento e Humanização para acompanhantes: a inserção do serviço social no Atendimento humanizado.
3.3- O ESPAÇO DO ESTAGIÁRIO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO
O espaço do estagiário dentro da instituição se faz através do acompanhamento observatório direto na rotina do Hospital, sob a orientação da Supervisora de Campo. Podendo contribuir com a agilidade de marcação de consultas e exames de pacientes e na liberação de transportes para locomoção dos mesmos, e inserção de pacientes na central de regularização do estado.
3.4- O APRENDIZADO TEÓRICO-METODOLÓGICO ARTICULADO À PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL
O supervisor de campo e o acadêmico utilizam-se de diferentes instrumentos para sua prática na condução, inserção e avaliação dos estagiários:
...