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Reforma Agraria

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Por:   •  31/5/2013  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  554 Visualizações

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ijjjjjjjjjjjjjjjjjjjoIdentificados e caracterizados os fatos sociais, Durkheim procurou definir o método de conhecimento da sociologia. Para ele, como para os positivistas de maneira geral, a explicação científica exige que x pesquisador/a estabeleça e mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos, procurando preservar a objetividade de sua análise.

Segundo Durkheim, para que x sociólogx consiga apreender a realidade dos fatos, sem distorcê-los de acordo com seus desejos e interesses particulares, deve deixar de lado suas pré-noções, isto é, valores e sentimentos pessoais em relação àquilo que está sendo estudado. Para ele, tudo que nos mobiliza – nossas simpatias, paixões e opiniões – dificulta o conhecimento verdadeiro, fazendo-nos confundir o que vemos com aquilo que queremos ver. Essa neutralidade em face da realidade, tão valorizada pelos positivistas, pressupõe o não-envolvimento afetivo, ou de qualquer outra espécie, entre x cientista e seu objeto.

Levando às últimas conseqüências essa proposta de distanciamento entre x cientista e seu objeto de estudo assumido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava x sociólogx a encarar os fatos sociais como “coisas”, isto é, objetos que lhe são exteriores. Diante deles, x cientista, isento de paixão, desejo ou preconceito, dispõe de métodos objetivos, como a observação, a descrição, a comparação e o cálculo estatístico, para apreender suas regularidades. Identificados e caracterizados os fatos sociais, Durkheim procurou definir o método de conhecimento da sociologia. Para ele, como para os positivistas de maneira geral, a explicação científica exige que x pesquisador/a estabeleça e mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos, procurando preservar a objetividade de sua análise.

Segundo Durkheim, para que x sociólogx consiga apreender a realidade dos fatos, sem distorcê-los de acordo com seus desejos e interesses particulares, deve deixar de lado suas pré-noções, isto é, valores e sentimentos pessoais em relação àquilo que está sendo estudado. Para ele, tudo que nos mobiliza – nossas simpatias, paixões e opiniões – dificulta o conhecimento verdadeiro, fazendo-nos confundir o que vemos com aquilo que queremos ver. Essa neutralidade em face da realidade, tão valorizada pelos positivistas, pressupõe o não-envolvimento afetivo, ou de qualquer outra espécie, entre x cientista e seu objeto.

Levando às últimas conseqüências essa proposta de distanciamento entre x cientista e seu objeto de estudo assumido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava x sociólogx a encarar os fatos sociais como “coisas”, isto é, objetos que lhe são exteriores. Diante deles, x cientista, isento de paixão, desejo ou preconceito, dispõe de métodos objetivos, como a observação, a descrição, a comparação e o cálculo estatístico, para apreender suas regularidades.

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