Regeneração De óleos
Trabalho acadêmico: Regeneração De óleos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mtaraldi • 12/9/2014 • Trabalho acadêmico • 944 Palavras (4 Páginas) • 170 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3 PROBLEMA DE PESQUISA 5
3.1 CONTEXTUALIZAÇÃO 5
3.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 6
3.3 HIPÓTESES 6
4 REFERENCIAL TEÓRICO 6
5 MÉTODO 6
6 JUSTIFICATIVA 6
7 PLANO DE DESENVOLVIMENTO 7
8 CRONOGRAMA 7
1 INTRODUÇÃO
O óleo mineral é um derivado do petróleo e é muito comum ver seu emprego em nossas indústrias e em nosso dia-a-dia como, por exemplo, no motor de nossos carros ou movimentando peças em processos fabris. Este elemento tão presente em nossas vidas tem dois principais empregos sendo um como lubrificante e outro como fluido de transmissão de energia. Durante os anos de estudo e aperfeiçoamento deste elemento criou-se uma series de seguimentos e passou a ser classificado pela viscosidade.
No inicio, dentro do ambiente industrial, acabou-se necessitando algumas particularidades nas diversas áreas em que era empregado e sendo assim começou a serem usados alguns aditivos que aumentavam sua eficiência e sua vida útil. Para Albuquerque (1972, p. 54), “Aditivos são substâncias incorporadas ao óleo para dotá-lo de qualidades”.
Os óleos estão entre os poucos derivados de petróleo que não são totalmente consumidos durante o seu uso e apresenta um tempo de vida útil especificado pelo fabricante. Durante seu ciclo de trabalho ele acaba sofrendo alterações em suas estruturas, isto devido as altas temperaturas, desgaste, oxidação e contaminação pelo o ambiente e então em determinada hora é preciso fazer sua substituição.
Sendo considerado um como resíduo perigoso de classe I, segundo a lei de resíduos vigente no Brasil, seu descarte de forma inadequada acaba trazendo prejuízos ao meio ambiente e para as pessoas que o abitam, por isto, acabou-se criando a oportunidade para empresas especializadas no assunto para criar uma forma de se reutilizar de uma forma financeiramente viável este resíduo sendo a assim surgiram os processos de regeneração.
A regeneração nada mais é que pegar o óleo que está com suas características alteradas, passa-lo por um processo de filtragem e limpeza para que atinja sua viscosidade original e acrescentar os aditivos precisos no seu emprego, desta forma podemos observar os benefícios para o meio ambiente e para o bolso de quem utiliza.
2 OBJETIVOS
2. 1 OBJETIVO GERAL
Identificar os benefícios da utilização do processo de regeneração para óleos minerais que tenham perdido suas propriedades físicas e químicas nas indústrias.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar os benefícios econômicos e ambientas da regeneração de óleos minerais.
3 PROBLEMA DE PESQUISA
3.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
Os óleos minerais utilizado no meio industrial são originados a partir da destilação do petróleo, onde são extraídos os óleos básicos, que posteriormente recebem aditivos químicos específicos a cada tipo. Com o passar do tempo sendo expostas as condições de trabalho acabam perdendo suas propriedades físicas e químicas e precisariam ser substituídos mas, existe uma outra alternativa que seria regenerar este mesmo óleo.
A regeneração é um processo que vem ganhando muita força no meio industrial, pois é uma alternativa que beneficia muito o meio ambiente porque os óleos minerais são considerados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente um resíduo perigoso de classe I. Em empresas que precisariam descartar grandes quantias de óleos teriam primeiro que gastar dinheiro com a reposição do material e após com o seu descarte então isso nos leva a um grande beneficio da regeneração.
O custo da regeneração é de entorno 30% menor que o valor do mesmo volume sendo comprado novo, pois como é um processo de reutilização a matéria prima, que representa a maior parte do custo do produto, não precisa ser adquiria, isto sem contar com os gastos do descarte correto são altos porque sendo um resíduo perigoso precisa ter um descarte especifico.
Visto que estamos em uma época em que a sustentabilidade é um tema muito discutido e certificações ambientais estão cada vez mais cobradas por empresas de grande porte a seus fornecedores. Esta iniciativa mostra além de financeiramente viável é uma oportunidade para mostrar que a responsabilidade ambiental é algo de valor para a empresa e com isto poder estar um passo à frente de seus concorrentes.
3.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Quais são os benefícios da regeneração de óleos minerais para as indústrias?
...