Relato E Analise Do Processo De Trabalho
Por: lolozia • 1/7/2023 • Trabalho acadêmico • 1.260 Palavras (6 Páginas) • 140 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como base o estudo realizado acerca do Assistente Social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, no município de Garrafão do Norte, após realizar o Estágio Supervisionado I, o qual faz parte da grade Curricular do Curso de Graduação de Serviço Social.
O CREAS é uma unidade pública estatal de abrangência municipal, tendo como principal objetivo oferecer acolhimento e suporte à usuários que tiveram seus direitos violados, garantindo que estes possam se recuperar ou apenas amenizar o sofrimento, uma vez que o CREAS atende vitimas e seus familiares de violência física, psicológica ou sexual, dentre outras.
O profissional do serviço social que atua no CREAS/GN, através do conhecimento teórico metodológico e técnico-operativo, exerce sua prática, buscando efetivar suas atribuições e competências, visando proporcionar um atendimento qualificado aos usuários que procuram pelos serviços da referida instituição.
2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, com base do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, tem caráter continuado, atuando para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, amenizado o sofrimento dos usuários em situação de violação de direitos.
No CREAS são oferecidos vários serviços, um deles é escuta qualificada, onde o profissional de serviço social busca entender a real situação que o usuário está vivenciando, a fim de compreendê-lo dentro do seu próprio contexto social, familiar, econômico e habitacional.
“A entrevista é um instrumental técnico-operativo que permite realizar uma escuta qualificada e estabelecer uma relação dialógica intencional com o usuário, através da qual se busca conhecer a realidade social, econômica, cultural e política onde este está inserido e que incide direta ou indiretamente sobre as suas demandas”. (COSTA e LAVORATTI, 2016).
O trabalho social especializado desenvolvido pelo CREAS requer uma equipe de profissionais habilitados, uma vez que ali são atendidas pessoas vítima de várias formas de violência, inclusive de abandono e violência sexual.
O CREAS de Garrafão do Norte é de Pequeno Porte I, e de acordo com a (NOTA TÉCNICA SUBAS Nº 145/2016) possui a seguinte composição mínima:
“Capacidade de atendimento de 50 pessoas/indivíduos: 1 coordenador; 1 assistente social; 1 psicólogo; 1 advogado 2 profissionais de nível superior ou médio (abordagem dos usuários); 1 auxiliar administrativo” (NOTA TÉCNICA SUBAS Nº 145/2016).
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, oferta à população usuária os seguintes serviços:
• Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI);
• Atendimento realizado no CREAS;
• Serviço Especializado em Abordagem Social;
• Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);
Nesse contexto, as principais atividades do CREAS são: entrevista de acolhida e avaliação inicial do caso; atendimento psicossocial individualizado e em grupo, elaboração de plano e estudo de caso, orientação jurídica elaboração de relatórios técnicos, quando solicitados; ações em combate à vários tipos de violências; acompanhamento e visita domiciliar.
Com base nas documentações encontradas nos arquivos físicos do CREAS/GN, no mês de maio/2023 foi encontrado um total de 161 casos (famílias ou indivíduos) em acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI, tendo chegado 16 novos no mês de referência.
O CREAS teve um total de 154 atendimentos individuais realizados, 05 atendimentos em grupo, e um total de 32 visitas domiciliares realizadas no me de maio/2023, tendo esta acadêmica participado daquelas que ocorreram a partir 15/05/2023 até o final do mês.
De acordo com os arquivos do CREAS, este possuía no mês 05/2023 no Serviço de Proteção Social a Adolescente em Cumprimento de Medida Sócio Educativa de Prestação de Serviços à Comunidade apenas 01 adolescente.
Todas as demandas do CREAS requer uma análise socioassistencial, para fins articular com toda a rede de proteção social a fim estabelecer os protocolos que serão seguidos, garantindo a efetividade das ações do CREAS.
Partindo desse víeis, o CREAS/GN possui uma rotina semanal para oferecer os serviços aos usuários, a fim de garantir uma previsibilidade aos indivíduos, um vez que muitos desses são pessoas que residem na zona rural do município, e acaba sendo muito dispendioso se deslocar até a sede do município para buscar atendimento, quando não é previamente agendado.
Dessa maneira, o CREAS/GN disponibiliza os seguintes atendimentos durante a semana:
1 – Segunda-feira: visita domiciliares com a equipe psicossocial;
2 – terça-feira: Atendimento sociojurídico, estudo de caso com o advogado do CREAS e demais integrantes da equipe multidisciplinar;
3 – quarta-feira: visita domiciliares com a equipe psicossocial;
4 – quinta-feira: atendimento e escuta especializada com equipe multidisciplinar, composta por Assistente Social, Psicóloga e Pedagoga;
...