Relatorio de Estagio Curricular Obrigatorio III
Por: Jose Romualdo Batista • 8/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.367 Palavras (6 Páginas) • 335 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL – NOTURNO 7º SEMESTRE
JOSÉ ROMUALDO BATISTA
RELATÓRIO DE ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
PROJETO DE AÇÃO
O USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA, AS SUAS IMPLICAÇÕES PARA O JOVEM NA ATUALIDADE
[pic 3]
Nova Cruz/RN
2017.1
JOSÉ ROMUALDO BATISTA
RELATÓRIO DE ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
PROJETO DE AÇÃO
O USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA, AS SUAS IMPLICAÇÕES PARA O JOVEM NA ATUALIDADE
Trabalho do curso Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina Estágio Curricular III.
Coordenador do curso: Prof.ª. Me. Valquíria Aparecida Dias Caprioli
Orientadora Acadêmica: Juliane Borges da Silva
Supervisor de Campo: Ranieri Eduard de Macêdo Amaro
[pic 4]
Nova Cruz/RN
2017.1
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO ............................................................5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................9
REFERÊNCIAS.....................................................................................................10
1. INTRODUÇÃO
Este relatório tem por finalidade de apresentar um estudo final sobre os conhecimentos adquiridos no campo de estágio, visando três estágios, realizada entre o reconhecimento institucional do campo de estagio, observando a pratica profissional do assistente social, percebendo a questão social vivida na instituição e elaborando um projeto sobre uma perspectiva de intervenção do serviço social criando assim um plano de ação e intervenção, concluindo com a aplicação do plano de intervenção elaborado.
Historicamente, a questão do uso abusivo e/ou dependência de drogas tem sido abordada por uma ótica predominantemente psiquiátrica ou médica. As implicações sociais, psicológicas, econômicas e políticas são evidentes, e devem ser consideradas na compreensão global do problema. Cabe ainda destacar que o tema vem sendo associado à criminalidade e práticas anti-sociais e à oferta de “tratamentos” inspirados em modelos de exclusão/separação dos usuários do convívio social.
Os Estágios Obrigatórios Curriculares foram realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Nova Cruz/RN que atua nos serviços socioassistenciais da proteção social básica, proteção social, dentre outros, atendendo famílias que se encontram em caso de vulnerabilidade social. O CRAS centro de Nova Cruz dentre várias ações sociais oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Veículos, com pré-adolescente e adolescente de 12 a 17 anos e tem como objetivo complementar as ações familiares e da comunidade na proteção e desenvolvimento desses jovens no fortalecimento de vínculos familiares e sociais, com um espaço de afetividade, solidariedade e respeito entre eles e toda comunidade.
O objetivo do Estágio Obrigatório Curricular III é a intervenção do Projeto de Ação, sendo desenvolvido e apresentado individualmente pelo estagiário, voltado para a atuação do profissional de Serviço Social, abordando questões sociais, que neste projeto é direcionada a pré-adolescente e adolescente que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, diante da realidade vivenciada durante as três etapas do estágio e sentindo a necessidade de alerta-los pelo o que os cercam, tentando passar o conhecimento sobre as Drogas e o que elas podem provocar no convívio com as famílias e com toda comunidade.
2. DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO
Para a realização do projeto foi levado em conta a questão social do público alvo, definindo do que eles são alvos e o que se quer prevenir ou remediar. O referencial cientifico foi de muito importante para que se pudesse transmitir segurança ao público alvo deste projeto.
A principal finalidade do projeto foi levar o conhecimento a questão das drogas, os males a saúde, aos relacionamentos interpessoais e a sua ligação com a violência, fazendo sabedor e tentando prevenir o uso em cada um dos jovens que frequentam o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, buscou-se orientar sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e consequências e estimular a prática de atitudes mais saudáveis e mais divertidas sem a necessidade do uso de drogas. O projeto teve início no mês de março, com elaboração de folders, convites, e todas a esquematização, com uma culminância no mês de abril de 2017.
Atividade constituída para definir um problema identificado, transformando uma ideia em ação, definir a análise e seguir passos e assim tentar solucioná-lo. Assim, após o levantamento do problema, o projeto de intervenção foi realizado para uma ação Anti-Droga com a participação de todas usuários do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e seus funcionários, a fim de conscientizar, aproximar, prevenir e combater o uso indiscriminado das drogas nos adolescentes de 12 a 17 anos. Os funcionários, adolescentes e familiares que participaram do projeto, foram esclarecidos de que se tratava de um projeto de intervenção.
...